Contribuintes recebem nesta quinta-feira (29), o lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) do mês de fevereiro de 2024. Em todo o país, os valores serão depositados para 208 mil pessoas, na conta bancária informada na declaração anual.

O lote soma R$ 304 milhões, dos quais, R$ 208 milhões referentes ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo 3.155 contribuintes idosos acima de 80 anos, 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Como consultar

Para conferir se está apto a receber o benefício, o contribuinte deve consultar a página da Receita Federal, clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição.

A consulta pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e IOS.

A restituição fica disponível durante um ano, caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá ir pessoalmente a uma agência Banco do Brasil ou reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o site: https://www.bb.com.br/irpf.

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Banco do Brasil ou pelo telefone da Central de Atendimento da Receita: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.

📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.