Levantamento mais recente da Resenha Regional do Banco do Brasil, que avaliou o desempenho econômico dos estados brasileiros no ano passado, mostra que o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio de MS teve o maior crescimento do país, com taxa de 32%. 

O número aponta Mato Grosso do Sul como estado que está bem à frente de outros estados que também apresentam crescimento no setor, como Tocantins (25,6%), Mato Grosso (23,5%) e Paraná (22,9%). 

No que diz respeito à participação do estado na produção das riquezas do país, MS participou de 7,6% da agropecuária nacional. O produto que teve a maior participação nesse índice foi o milho, com 12,3%, seguido da soja, com 7,2%, e o algodão, com 1,8%.

O relatório ainda aponta que o desenvolvimento econômico sul-mato-grossense também se estendeu a outras áreas. No PIB da Indústria, Mato Grosso do Sul avançou 1,1%, já no setor de Serviços, o desenvolvimento foi de 4,3% e, no total, o crescimento do estado foi de 8,4% no PIB em 2023, segundo o levantamento do Banco do Brasil.

Previsão para 2024

De acordo com a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Estado mantém a estimativa de uma safra de soja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares, apesar de forte estiagem registrado no ano passado.

A estimativa é que a produtividade seja de 54 sc/ha, gerando expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas.