No Dia Mundial da Limpeza Urbana, exemplo vem de empresa que espalha vidro reciclado
Programa ocorre desde 2017, dá o exemplo “desde o chão” e ainda premia funcionários que recolhem e dão a destinação correta aos resíduos
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Imagine a passarela de uma fábrica, em que o cascalho possui tom esverdeado, já que está misturado a 418 toneladas de vidro e assim formam a área externa, vista diariamente pelos funcionários como exemplo de reciclagem. Em Campo Grande, o exemplo ocorre desde 2017 e é fruto do Programa Ciclos, da empresa Real H, o qual dá o exemplo “desde o chão” e ainda premia funcionários que recolhem e dão a destinação correta aos resíduos.
Na área externa da fábrica, o vidro é visto de longe e a cada passo. Outra parte é enviada para a reciclagem, fora do estado. E tudo começou quando, na empresa, envolvidos na questão socioambiental verificaram que não havia nenhuma indústria de reciclagem do vidro, apenas de reaproveitamento.
Assim, devido a distância, verificaram ser inviável mandar o material para outro Estado, uma vez que o valor pago é menor do que o custo do frete. A ideia, então, foi utilizar o vidro na própria empresa, com os funcionários trazendo de casa, seja daquela “cervejinha do fim de semana” ou até mesmo aqueles mais dedicados, que retornam para casa fazendo a coleta dos recicláveis na rua e em comércios. E algo que é curioso neste processo: as camadas mais antigas vão sendo compactadas e transformam em areia.
“O Programa Ciclos está totalmente ligado às ações da empresa, voltados para a sustentabilidade, desde o ano de 2007. Foi uma ideia de um dos nossos diretores, Mário Henck Real, e o intuito é dar destinação correta a todo resíduo gerado pela empresa, então, tudo que é gerado aqui, tanto no ambiente administrativo como na indústria, no laboratório homeopático e também nas filiais, seja ele reciclável ou não, damos a destinação correta. E temos toda a documentação que comprova a destinação do material, todos os manifestos de transporte e as notas fiscais, tudo é documentado”, ressaltou um dos gerentes, João Paulo S. Anjos.
Segundo João Paulo, quando o material é vendido, vai para um caixa específico, o “caixa do Programa Ciclos”. “Esta receita volta para os funcionários em forma de premiação, por participação no programa, então, o que eles geram ali no dia a dia da família, o plástico, papel, papelão, alguma sucata de metal, se tiver, óleo de cozinha, então, ele traz o material para cá e temos um ranking dos 12 funcionários que mais trazem o material dentro do mês. Eles ganham uma premiação em dinheiro, que geralmente é um item de cesta básica, um pacote de arroz, um pacote de feijão, um macarrão ou um doce. Sempre tem um brinde”, comentou.
Vidro é material de difícil destinação em Campo Grande
O vidro é um material de difícil destinação em Campo Grande. Sendo assim, a Real H escolheu colocar o vidro como pavimentação. “Agora temos a estrada de vidro, uma estrada bonita, verde, bem legal, que vai da entrada da portaria até os fundos da fábrica. A gente recebe o vidro no Programa Ciclos e ele passa por um processo de de moagem, é triturado dentro de um ambiente controlado e nós espalhamos na estrada no lugar do cascalho”, argumentou.
Com o fluxo, tanto de veículos pequenos quanto pesados, o vidro vai moendo mais ainda. “Vai voltando ao seu estágio inicial, vai virando areia de novo, voltando ao seu estágio natural. É uma forma de mostrar para o funcionário e estender isso até a família dele, enfim, é a forma da empresa contribuir com ações sustentáveis. A destinação ocorre, de maneira correta, em 100% do resíduo gerado pela empresa”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.