A registrou, até esta segunda-feira (22), 9.021 pedidos de opção ao em Mato Grosso do Sul. O prazo termina em 31 de janeiro.

Desses mais de 9 mil pedidos, 2.439 já foram aprovados. Os demais 6.582 têm pendências em relação às exigências de ingresso ao regime. Em todo o país, o número de pedidos atinge 659.583, dos quais 205.817 deferidos até o momento.

Quem perder esse prazo só poderá fazer novo pedido em janeiro de 2025. Ao optar pelo Simples Nacional, empresários e empreendedores passam a fazer parte de um regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições.

Simples Nacional

MEIs (Microempreendedores Individuais) devem solicitar a opção tanto pelo Simples Nacional quanto pelo Simei até dia 31. O prazo é o mesmo para empresas em funcionamento.

Para empresas em início de atividade, o prazo é de 30 dias contado do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham passados 60 dias da data de abertura do CNPJ.

Quando aprovada, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível em janeiro do próximo ano. O pedido de opção é feito por meio do Portal do Simples Nacional, neste link.