Pular para o conteúdo
Economia

Ibovespa inicia semana em alta de 0,44%, aos 128,1 mil pontos

Para o ano, no Focus desta semana, "a estimativa do IPCA subiu de 3,72% para 3,76%
Agência Estado -

Na contramão de Nova York, onde prevaleceu nesta segunda-feira leve sinal negativo, o Ibovespa reverteu parte da perda acumulada ao longo da semana passada, de 0,71%, com as principais ações do índice da B3 alinhadas na mesma direção nesta segunda-feira. Ao fim, mostrava ganho de 0,44%, aos 128 154,79 pontos, com giro enfraquecido a R$ 18,4 bilhões, em dia no qual os investidores contaram com poucos catalisadores para orientar os negócios. Ainda assim, o Ibovespa praticamente operou apenas no positivo, ao sair de abertura a 127.599,57 e tocar mínima a 127.598,83 – na máxima, atingiu 128.669,39 pontos No mês, avança 1,77%, com perda no ano a 4,49%.

“Dia meio parado, sem agenda de peso aqui e nos Estados Unidos. Ganhará dinamismo a partir de amanhã quando a atenção estará concentrada na ata do Copom, muito importante para esclarecer a razão da divergência sobre o grau de corte da Selic na reunião da semana passada”, diz Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, acrescentando haver a possibilidade de argumentos técnicos para justificar a opção seguida pelos quatro diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao votarem pelo corte de meio ponto porcentual, e não de 0,25 ponto defendido pela maioria de cinco, no Copom da quarta-feira passada.

“Boletim Focus trouxe hoje novo aumento na expectativa de mercado para a Selic no fim do ano, com projeção ajustada para 9,75%, com pequena elevação na expectativa de inflação para 2024 Em razão da abertura bem forte que houve na curva de juros especialmente ao longo de abril, teve um ajuste técnico, de fechamento, para as taxas domésticas hoje, em um dia misto no exterior, com Nova York mais perto do zero a zero na sessão”, diz Paulo Luives, especialista da Valor Investimentos.

Para o ano, no Focus desta semana, “a estimativa do IPCA subiu de 3,72% para 3,76%, refletindo pressões inflacionárias persistentes, enquanto o PIB teve uma leve alta na projeção, de 2,05% para 2,09%, e a da Selic subiu de 9,63% para 9,75%, o que não impediu a extensão da curva de juros de cair” nesta sessão, observa Lucas Almeida, sócio da AVG Capital.

Apesar de algum fechamento observado na curva de juros nesta primeira sessão da semana, empresas exportadoras como Vale (ON +0,59%) e Marfrig (ON +1,21%) estiveram nesta segunda entre as de melhor desempenho, destaca Luives. Na ponta do Ibovespa, nomes do setor metálico, como CSN Mineração (+8,48%) e CSN (+2,17%), ao lado de papéis como RaiaDrogasil (+3,51%) e Magazine Luiza (+2,60%), do ciclo doméstico, além de B3 (+2,65%) e Embraer (+2,30%). No lado oposto, Yduqs (-11,85%), após balanço trimestral, à frente de LWSA (-3,05%) e de IRB (-2,96%)

Nas commodities, o dia foi positivo para o minério, em alta perto de 2,5% em Dalian, na China, e para o petróleo em Nova York e Londres, com o WTI e o Brent mostrando avanço em torno de 1%. Aqui, Petrobras ON e PN tiveram leve ganho de 0,02% e 0,10%, pela ordem, na sessão. Entre os grandes bancos, o sinal também foi positivo, com Itaú (PN +1,23%) à frente nesta segunda-feira – exceção para Bradesco ON, em baixa de 0,25% no fechamento.

Além da ata do Copom, na terça, há também a expectativa em torno do pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, destaca Alexandre Siqueira, analista do Grupo Fractal, em semana que traz ainda, na quarta-feira, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos – todos eventos com “papel crucial” na orientação dos negócios nos próximos dias, acrescenta. Até lá, como se viu nesta segunda, a tendência é de que o mercado se mantenha em modo de “espera e observação”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados