O Governo Federal lançou programa para incentivar o plantio de arroz no país. Chamado de Arroz da Gente, a iniciativa contará com um conjunto de ações de fomento para a produção dessa cultura pela agricultura familiar, incluindo com crédito com juros menores, acompanhamento técnico e garantia de comercialização. No Centro-Oeste, participarão do programa, produzindo o alimento, os estados de Goiás e Mato Grosso. 

Além desses, também estão incluídos os estados do Maranhão, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia e Minas Gerais. Segundo o Governo Federal, a expectativa é que a ação atenda inicialmente 200 municípios. 

Como vai funcionar

Cerca de 10 mil famílias produtoras deverão receber incentivo para aprimorar o cultivo de arroz, seja a partir de acompanhamento técnico, do apoio para aquisição de pacotes tecnológicos de baixo impacto (aquisição de maquinário, construção de silos armazenadores) de forma a zerar a colheita manual, até a comercialização. 

A medida integra as ações do Plano Safra da Agricultura Familiar e será coordenada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em conjunto com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e o Consórcio Nordeste. 

Ainda segundo o governo, a ideia é utilizar ferramentas já existentes e executadas pela Conab, que podem ser utilizadas como forma de apoiar o escoamento do produto, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Contrato de Opção de Venda.