Em MS, 13,7 mil tentativas de fraudes foram evitadas em abril, mostra pesquisa

Conforme a pesquisa, “Bancos e Cartões” é o setor no qual as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%)

Valesca Consolaro – 25/08/2024 – 10:11

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cartões de crédito (Foto: Agência Brasil)

Em abril deste ano, 13,7 mil fraudes foram evitadas em Mato Grosso do Sul, revelam os dados da Análise do Indicador de Tentativas de Fraude da Datatech, divulgados pelo Serasa Experian. Tais bloqueios em possíveis fraudes são realizados por meio de camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança.

No país, das 849.634 tentativas de fraude no mesmo mês, em 64,2% foram identificadas inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 29,7% foram detectados padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e à validação biométrica dos clientes; e em 6,0% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos como ser associados a fraude previamente.

Essas checagens são realizadas durante toda a jornada do usuário, ou seja, desde abertura de contas em canais digitais, acessos a essas contas e transações.

Conforme a pesquisa, “Bancos e Cartões” é o setor no qual as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%).

Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em abril (35,5%).

Sul e Sudeste na mira dos fraudadores

Em abril, os estados que mais concentraram as tentativas de fraude de identidade e dispositivo foram do Sul e Sudeste.

No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (12,3%) e Espírito Santo com o menor (2,4%).

O indicador também trouxe a análise de 3.909 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SC, PR e SP.

Como evitar fraudes

Veja dicas dos especialistas para se proteger:

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco, ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

No caso de empresas, também há dicas que as corporações podem seguir para tomar mais cuidado:

  • Invista em métodos de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa. Adicione barreiras adicionais contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades.
  • Faça a análise de compras: invista em camadas preventivas antifraudes, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Invista em soluções antifraudes em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.