Com crescimento que partiu de 17% em 2015 para 51% em 2023, o estado de Mato Grosso do Sul tem contribuído com o desenvolvimento da agricultura familiar, atrelado à oferta de alimentação escolar para estudantes da rede pública.

O Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) estabelece, dentre outras normas, que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. 

Segundo o agricultor familiar residente em Mato Grosso do Sul, Antônio Paulo Ribeiro, essa estatística é positiva e demonstra que é possível aumentar o fornecimento de alimentos provenientes da agricultura familiar.  

“A agricultura familiar fornece aos estudantes alimentos da região que são mais frescos e saudáveis, mas apesar dessa estatística ser positiva, não podemos nos acomodar. Temos que ampliar a nossa produção para atender mais municípios e aumentar a participação da agricultura familiar na alimentação escolar”, avaliou.  

Caso o agricultor familiar esteja interessado em fornecer sua produção para o Estado de Mato Grosso do Sul, pode acessar o site da SED (Secretaria de Educação) e verificar a documentação necessária e editais de chamamento.

Cenário nacional

Segundo o FNDE, 3.966 dos municípios brasileiros, equivalente a 71%, cumpriram o percentual mínimo estabelecido pelo PNAE em 2022 para ofertar uma alimentação saudável e adequada, respeitando a cultura e as tradições locais, assim como, movimentando a economia e o desenvolvimento do município.  

Para isso, muitos municípios realizam programas de apoio à agricultura familiar, fazem integrações com programas de desenvolvimento rural ou até mesmo celebram parcerias com cooperativas e associações. 

De acordo com o coordenador do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, Marcelo Colonato, o PNAE não só impulsiona a agricultura familiar, mas também beneficia os estudantes.  

“Durante as nossas fiscalizações, percebemos que é muito importante aproximar os agricultores familiares das escolas para garantir alimentos de qualidade nas refeições e fazer com que o desempenho escolar siga melhorando seus índices cada vez mais”, elogiou Marcelo. 

Tecnologia em Mato Grosso do Sul 

Desde 2014, a Secretaria de Estado de Educação utiliza o único software para gestão completa do PNAE e adquire alimentos além do percentual mínimo estabelecido pela legislação.  

O diretor comercial da empresa que desenvolveu o software, Diego Ferreira, considera que essa evolução é possível devido à agilidade proporcionada pelo sistema e pelas análises dos dados em tempo real.  

“O software automatiza muitas atividades manuais e facilita a rotina dos servidores, além de possibilitar o acompanhamento em tempo real do percentual de aquisições de agricultura familiar, auxiliando as Secretarias de Educação a cumprirem a legislação, fortalecendo a economia local e beneficiando os estudantes”, afirmou Ferreira.