Mais de 400 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul poderão conferir se acertaram as contas com o leão em 2024, já que, às 9h desta quinta-feira (23), a Receita Federal deve liberar a consulta ao 1° lote de restituições do Imposto de Renda.

Os pagamentos serão feitos a partir de sexta-feira (31), mesmo dia em que se encerra o prazo para declaração.

No Brasil, serão contemplados 5.562.065 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, e o valor total de crédito será de R$ 9,5 bilhões, o maior lote já pago pela Receita Federal.

Como consultar

Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em ‘Meu Imposto de Renda’ e em ‘Consultar a Restituição’. Para a consulta é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

O valor restituído é pago pela conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

No entanto, se no prazo de um ano o contribuinte não realizar o resgate de sua restituição, o valor deve ser solicitado pelo Portal e-CAC. Para isso basta acessar o menu ‘Declarações e Demonstrativos’, clicar em ‘Meu Imposto de Renda e na sequência em ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.

Quem tem prioridade

Têm prioridade na restituição os seguintes grupos, nesta ordem:

  • idosos acima de 80 anos;
  • idosos entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix.

Calendário de restituição

Confira as datas de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2024 divulgada pela Receita Federal.

  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 28 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 30 de agosto
  • Quinto e último lote: 30 de setembro

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.