Com um investimento de R$ 17,5 milhões, o primeiro aeroporto de Maracaju promete transformar a cidade de 45 mil habitantes, localizada a 159 km de Campo Grande. O anúncio da construção ocorreu no dia 10 de junho, durante as celebrações dos 100 anos da cidade, mas voltou ao debate nesta terça-feira (18) com a inauguração da Nova usina de etanol de milho, Neomille.

O novo aeroporto incluirá uma pista de pouso e decolagem de 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura. Além disso, terá infraestruturas como cercamento com alambrado operacional, taxiway e pátio.

Prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, explica que município adquiriu uma área estratégica próxima à Rota Bioceânica, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Maracaju de forma mais direta do que por Campo Grande.

“Isso gera motivação para novos investidores, a maioria deles, os grandes investidores, usam avião porque tem pressa, isso mostra que Maracaju tem capacidade de receber investimentos”, diz.

Neomille
Prefeito de Maracaju (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O projeto está em fase de licitação pelo Governo do Estado, com previsão de início das obras ainda este ano e conclusão estimada em até um ano e meio.

“A construção do aeroporto não apenas facilitará o acesso à região, mas também atrairá novos investimentos. Maracaju já possui uma boa infraestrutura de saúde, educação de qualidade, sendo reconhecida pela segurança como uma das cidades mais seguras de MS” afirmou Calderan.

Para o prefeito, esses aspectos combinados com conforto, lazer e qualidade de vida devem incentivar mais pessoas a se estabelecerem em Maracaju, incluindo grandes empresas.

Inauguração da usina de milho Neomille

Neomille
Neomille (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Maracaju inaugurou nesta terça-feira (18) a nova usina de etanol de milho, Neomille. Instalada às margens da rodovia MS-157, a usina visa o desenvolvimento sustentável com a produção de biocombustíveis e a geração de energia limpa. Junto ao aeroporto, a expectativa é de um crescimento significativa para a região.

A produção de etanol de milho deve impactar significativamente o mercado de combustíveis na cidade. AS projeções indicam uma queda de 3% a 5% no valor do etanol no Estado.

“Traremos desenvolvimento para a região, temos apoio do Governo do Estado e agora com a chegada do novo aeroporto de Maracaju o crescimento deve ser ainda maior”, disse Renato Pretti, CEO da CerradinhoBio.

Além disso, durante as obras, que começaram em 2022, a construção empregou cerca de 4 mil pessoas diretamente. Com a inauguração, a expectativa é que novos empregos diretos e indiretos sejam criados. “Temos ao todo 2,3 mil colaboradores, mas estamos com 15 vagas abertas em diversas áreas”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.