A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta que no mês de março o índice de famílias endividadas na Capital de Mato Grosso do Sul aumentou: ficou em 64,2%, enquanto, em fevereiro, o índice foi de 63,9%.

Conforme o estudo, os principais tipos de dívidas que os campo-grandenses têm no momento são: crédito pessoal (8,4%), financiamento de carro e de casa (9,1% e 9,2%, respectivamente), crédito consignado (4,1%), e o maior ‘vilão’ de todos, o cartão de crédito (68,4%). Do total, 9,7% afirmam que não conseguirão pagar as dívidas em atraso.

(Reprodução)

“Devemos olhar o número de famílias que dizem não terem condição alguma de saldar suas dívidas e, se analisarmos, o índice vem caindo, ficando em 9,7%, inferior ao do mês passado (10,1%) e em ritmo de queda desde o início do ano. Isso indica que está havendo uma organização financeira para as famílias ficarem adimplentes”, explica a economista do IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio), Regiane Dede de Oliveira.

Ainda segundo a pesquisa, 28,6% de famílias estão comprometidas com dívidas por mais de 1 ano. Deste total, 37,8% afirmam que devem mais de 10 salários mínimos; 23,7% devem até 3 meses. Deste total, 33,3% devem mais de 10 salários mínimos.

Considerando o total da renda mensal das famílias entrevistadas, a parcela comprometida com dívidas mensais, como cheque pré-datado, cartões de crédito, fiados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestação de carro e seguro é de 11% a 50% em 46,2% dos casos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.