Começa a ser pago na próxima sexta-feira (16) o benefício do Auxílio Gás para as famílias cadastradas no programa social do Governo Federal. Este mês, o valor pago para cada família será de R$ 102, conforme a média de de referência da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O programa segue o calendário de depósitos de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social). O benefício foi criado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade de renda.

Confira o calendário:

Número NISData
116 de fevereiro
219 de fevereiro
320 de fevereiro
421 de fevereiro
522 de fevereiro
623 de fevereiro
726 de fevereiro
827 de fevereiro
928 de fevereiro
1029 de fevereiro

Quem pode receber?

O pagamento é feito a cada dois meses para famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. As famílias não inscritas no CadÚnico podem receber o auxílio quando possuírem, entre seus membros residentes no mesmo domicílio, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para recebimento do auxílio, é necessário estar com os dados cadastrais atualizados.

Os valores do Auxílio Gás não são computados no cálculo do limite da renda familiar mensal. Isso significa que a inclusão no Programa não prejudica o recebimento do Bolsa Família.

O primeiro passo é se inscrever no CadÚnico, serviço que dá acesso aos programas sociais do governo. O cadastro é feito pessoalmente, em um posto de atendimento na cidade em que a família mora. Para saber onde estão os Postos de Atendimento, basta consultar o aplicativo do CadÚnico ou procurar pelo (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.