A partir das 22h desta quinta-feira (29), transferências bancárias via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) encerram por definitivo em todo o Brasil. Com o surgimento do Pix, os métodos caíram em desuso e instituições bancárias optaram pelo encerramento das modalidades.

No início deste ano, os estabeleceram o dia 15 de janeiro como data limite para envio ou agendamentos nas duas modalidades, mas até essa quinta era possível agendar transações.

Assim, ficou definido que o dia 29 de fevereiro seria a data limite para o processamento dessas transações e o prazo para o fechamento pelos bancos dos sistemas de recebimento e processamento.

Com o encerramento definitivo, os bancos deixam de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. As modalidades já estão indisponíveis em alguns bancos.

Encerramento após 40 anos

As instituições bancárias anunciaram o fim do DOC e da TEC em 2023. Desde a criação do Pix, as modalidades perderam espaço, uma vez que o novo método garante a transferências instantâneas sem custo para qualquer banco.

Criado em 1985, o DOC permitia o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Transferências após esse horário, a conclusão só ocorrerá dois dias úteis depois.

A TEC consistia em uma modalidade de pagamentos onde as empresas podiam pagar benefícios aos funcionários. Ao contrário do DOC, o dinheiro transferido era depositado na conta do destinatário no máximo até o fim do dia em que a ordem de pagamento foi dada.

Estatísticas

No primeiro semestre de 2023, as transações por DOC totalizaram 18,3 milhões de operações, representando 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período, de acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Conforme a pesquisa, em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões) e do cartão de crédito (8,4 bilhões).

A modalidade Pix, foi a preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

A TED (Transferência Eletrônica Disponível), utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. A modalidade permite envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, a transação leva até meia-hora para ser quitada.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.