Em uma propriedade rural localizada na cidade de Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande, um casal de produtores rurais criadores de búfalos decidiu diversificar sua atividade econômica após quatro meses de empreendimento.

Durante a maior parte da vida, Odalzir Teixeira de Moura morou em fazendas, trabalhando principalmente como administrador de propriedades. Ao lado da esposa, Elenice Garcia, adquiriu uma propriedade em Miranda para dedicar à criação de búfalos, com produção de derivados do leite, como a mussarela. 

Ao pensar em diversificar com a horticultura, o casal quis investir no plantio e comercialização de quiabos, mas com um pouco mais de pesquisa e informações, surgiu a ideia de focar no cultivo de bananas. Para isso, o produtor contou com orientações do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

“A banana deu certo. As mudas vieram de viveiros de Pernambuco. Como o clima de lá é mais fresco, e aqui quente demais, para aclimatar, tivemos que colocar em uma estufa, para ficar na sombra e adaptar”, conta o produtor.

Apesar dos percalços do início, a produção está se desenvolvendo bem e hoje conta com cerca de 1 mil bananeiras plantadas. “Está tudo muito mais prático e agora aprendemos a preparar as mudas. A partir do ano que vem, vamos produzir as mudas aqui mesmo. Em vez de comprar mil mudas, nós vamos vender mil mudas”, comemora.