A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou projeto da Brasil e autorizou a implantação de malha ferroviária da empresa entre e , bem como a desapropriação de áreas que forem necessárias na região.

A decisão consta em publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (10) e atende a solicitação da de celulose localizada em Três Lagoas. O objetivo da empresa é construir uma malha ferroviária até Aparecida do Taboado para acessar a malha-norte e chegar ao porto de Santos.

Conforme a decisão, o declara utilidade pública os bens imóveis localizados na área destinada de implantação do Ramal Ferroviário Eldorado Brasil. A empresa poderá usar de caráter de urgência para desapropriação.

Indústria de celulose investe em ferrovia

O pedido de construção de uma malha ferroviária entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, é mais um passo nos investimentos feitos pela indústria de celulose Eldorado Brasil no modal.

Em 2023, a empresa inaugurou um terminal portuário no porto de Santos e anunciou projeto para construção da linha férrea Três Lagoas ao Porto de Santos, que terá 90km de extensão e contará com cerca de R$ 900 milhões em recursos privados.

O intuito é levar celulose de Três Lagoas, onde é produzida, ao porto de Santos para , via ferrovia.