Vamos pressionar pela criação de uma lei de usura, diz presidente de central sindical
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, disse nesta sexta-feira, 3, que as centrais sindicais, representando os trabalhadores, irão pressionar os congressistas pela criação de uma lei de usura. Neto fez a afirmação ao sair de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na regional do Banco do Brasil, na avenida […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, disse nesta sexta-feira, 3, que as centrais sindicais, representando os trabalhadores, irão pressionar os congressistas pela criação de uma lei de usura.
Neto fez a afirmação ao sair de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na regional do Banco do Brasil, na avenida Paulista, onde o ministério mantém um escritório representativo da pasta em São Paulo.
Após fazer pesadas críticas ao atual nível da taxa básica de juros da economia brasileira, Neto disse que não é possível que a Selic esteja em 13,75% ao ano e que as taxas dos cartões de crédito e lojas de departamentos estejam oscilando ao redor dos 400% ao ano.
“As lojas de departamentos não são mais vendedoras de produtos, mas de juros. São verdadeiras financeiras”, disparou o sindicalista.
Ele também disse que teria falado para o ministro Haddad que é um absurdo, no Brasil, lucros e dividendos não pagarem impostos e as Participações nos Lucros ou Resultados (PLR) dos trabalhadores serem tributados.
“A informação causou espécie ao ministro”, disse Neto.
Lei de Usura
A despeito do que disse o presidente da CSB, Antônio Neto, existe já dispositivo no Decreto 22.626/1933 que versa sobre a aplicação de juro em contratos acima do legalmente estabelecido.
No artigo 13 do Decreto lê-se que “é considerado delito de usura, toda a simulação ou prática tendente a ocultar a verdadeira taxa do juro ou a fraudar os dispositivos desta lei, para o fim de sujeitar o devedor a maiores prestações ou encargos, além dos estabelecidos no respectivo título ou instrumento”.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.