Pular para o conteúdo
Economia

Trabalhadores devem receber segunda parcela do 13º nesta quarta-feira; confira seus direitos

Saiba o que fazer se a empresa não pagar a segunda parcela do 13º
Fábio Oruê -
salário dinheiro parcela 13º
Planejamento é fundamental para organizar contas (Álvaro Rezende, Governo MS)

Para aqueles trabalhadores que receberam a primeira parcela do 13º em novembro, chegou a hora de embolsar a segunda parte do montante, que deve ser paga até esta quarta-feira (20). O décimo terceiro é um direito do trabalhador com carteira assinada e está previsto na lei 4.090/1962.

O pagamento, também conhecido como ‘gratificação natalina’, representa um alívio no orçamento doméstico de muitas pessoas. A lei estabelece o pagamento da primeira parcela até 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Entretanto, nesta segunda parte, o valor tente a ser menor, já que ela vem com descontos de e Imposto de Renda, se houver. A legislação trabalhista não prevê o pagamento em parcela única. Em outras palavras, a lei não autoriza essa prática.

No entanto, algumas empresas optam por realizar o pagamento dessa maneira. É importante ressaltar que, nesses casos, é necessário ter atenção, pois não é permitido pagar a parcela única em dezembro.

Dinheiro empréstimo parcela
13º salário não precisa ser usado só para contas (Ilustrativa, Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Como calcular?

O cálculo do 13º salário é simples, basta dividir o valor da remuneração integral por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.

Conforme o TST (Tribunal Superior do Trabalho), outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões, também entram no cálculo.

O que fazer se não receber o 13º?

Caso não tenha recebido o benefício no prazo, o primeiro passo é procurar o setor administrativo da empresa em que trabalha e questionar sobre o assunto. Se não tiver sucesso na conversa, o trabalhador deve procurar o sindicato da categoria e reportar a situação.

O sindicato precisa tomar as providências cabíveis, como notificar a empresa de que o não pagamento do benefício é passível de .

Junto com o sindicato ou mesmo de forma individual, também é possível denunciar a empresa ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) e ao MPT (Ministério Público do Trabalho). As denúncias são importantes para que a lei seja cumprida.

Em instância mais grave, o trabalhador pode entrar com uma ação na Justiça contra a empresa, que pode ser individual ou coletiva.

parcela
Salário cai na conta do trabalhador (Marcello Casal Jr., Agência )

Multa para a empresa

Empresas que atrasarem o pagamento do benefício poderão ser multadas em R$ 170,25 por funcionário. O valor é pago aos cofres públicos, mas em entrevista ao Portal Uol, o advogado trabalhista Nasser Ahmad Allan declara que a legislação trabalhista brasileira não prevê punições adequadas para quem descumpre o pagamento do 13º, o que acaba estimulando as irregularidades.

Ainda assim, a multa pode dobrar em caso de reincidência da empresa. Em acordo coletivo da categoria, a empresa ainda pode ter quer pagar o valor corrigido e retroativo. Têm direito a receber o benefício os empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores.

Já a segunda parcela, ou parcela única, tem em 20 de dezembro a data limite. As datas são previstas na legislação trabalhista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista que matou jovens na faixa de pedestre acumula 71 pontos na CNH

VÍDEO: Chuva intensa volta a alagar Avenida dos Cafezais em frente a posto de saúde

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

‘Agredido’ e ‘puxado pelo braço’: Vendedor ambulante denuncia vigilante de supermercado

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia confirma vazamento de dados de alunos de Campo Grande após hacker invadir sistemas

O hacker baixou os dados de alunos de 2000 a 2025

MidiaMAIS

Ex-atriz da Globo desaparecida em Minas Gerais é avó da atriz norte-americana Mia Goth

Após perder dinheiro que acumulou durante a vida, atriz estaria "confusa" e "sem rumo" pelas ruas de Santa Rita de Jacutinga (MG)

Política

“Decisiva para pacote de obras”, diz Ovando sobre emenda de R$ 10 milhões para Campo Grande

Vice-presidente do PP destacou parceria do partido com a gestão da prefeita de Campo Grande

Mundo

Transportadoras marítimas cancelam viagens aos EUA

Agravamento de guerra comercial motivou cancelamentos