As redes sociais vêm mostrando um crescimento exponencial em popularidade nos últimos anos. Cada vez mais imersas na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, elas deixaram de ter a função puramente ‘social’ e passaram a agregar valor para empresas que sabem utilizá-las da melhor forma.

No mundo empresarial, as redes sociais têm se mostrado uma ferramenta poderosa para gerar aproximação com os clientes. Por meio desse canal, as empresas podem estabelecer um contato direto, personalizado e mais: aumentar sua lucratividade.

Não é à toa que o uso de ferramentas digitais deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito básico para as empresas. No entanto, muitos gestores ainda não utilizam corretamente a ferramenta para alavancar suas vendas.

“As redes sociais oferecem diversas possibilidades de crescimento para as empresas, porém, muitas delas as utilizam de maneira inadequada, o que pode acabar surtindo um efeito contrário”, explica o especialista em neurolinguística Gustavo Medeiros.

Assim, ele complementa quais são as atitudes que podem garantir a conversão de vendas e, em contrapartida, aquelas que podem “matar” o negócio nas redes.

“O uso excessivo de mensagens não solicitadas, falta de personalização e abordagens invasivas podem afastar os clientes e prejudicar a imagem da marca, é essencial utilizar a ferramenta com estratégia, focando na qualidade do conteúdo, respeitando a privacidade dos usuários e buscando criar um relacionamento sólido e de confiança”, explica Gustavo.

Dicas para empresas usarem as redes sociais corretamente

01 – Personalize suas mensagens e abordagens: o especialista ressalta que é necessário evitar usar textos prontos em excesso, afinal, é possível personalizar o atendimento mesmo com ferramentas de automação. “Ajuda o cliente a ter uma melhor percepção sobre a empresa”.

02 – Interaja: Responder os comentários e menções dos usuários mostra a eles que sua empresa tem interesse em estabelecer uma conexão. “As redes sociais são uma via de comunicação bidirecional”, diz o especialista.

03 – Segmente suas estratégias: Uma vez que a empresa por ter várias personas [personalidades] de clientes, é importante pensar em estratégias voltadas a cada público para ampliar alcance e as vendas.

04 – Utilize recursos multimídia: “Aproveite os recursos multimídia, como envio de fotos, vídeos e áudios, para enriquecer a comunicação com os clientes, enviando catálogos interativos, por exemplo, proporcionando uma experiência mais interativa e engajadora, indica Gustavo.