Número de abates de gado e aves cai, enquanto os de suínos crescem em Mato Grosso do Sul

Consequentemente, as exportações de carne bovina por Mato Grosso do Sul também tiveram queda

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS
MS inicia ano com mais negócios na pecuária. Foto: Iagro

O abate de bovinos de Mato Grosso do Sul desacelerou no terceiro trimestre de 2023. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram 18,6 mil cabeças a menos abatidas entre julho a setembro. O Estado é o 5° do país em números de abates.

Consequentemente, as exportações de carne bovina por Mato Grosso do Sul também tiveram queda. No terceiro trimestre de 2023, o Estado exportou 9%, o que representa queda de 7,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Em contrapartida, os dados de abate de suínos em Mato Grosso do Sul cresceram no terceiro trimestre. Foram 7,2 mil cabeças a mais, sendo que o Estado é o 7° no ranking de países. Já as exportações de carne suína tiveram queda de 11,9% no terceiro trimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado.

Aves, ovos e couro

Os dados do IBGE também mostram retração no setor de aves em Mato Grosso do Sul. No terceiro trimestre do ano, houve redução de 8,6% nos abates e de 6,9% nas exportações, comparado ao ano anterior.

Mato Grosso do Sul é o 12° entre os estados na produção de ovos, com aumento de 3,3% no terceiro trimestre comparado ao mesmo período de 2022. Já em relação ao couro, o Estado é o segundo no ranking de captação de couro nos curtumes, com aumento de 1,4% no terceiro trimestre.

Conteúdos relacionados

Tomate