O alto volume de chuvas no início de março levou a destruição de lavouras em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. Além disso, o lamaçal prendeu máquinas agrícolas nos terrenos encharcados pela chuva, o que comprometeu a colheita

De acordo com o portal Sou Agro Net, cidades como Bela Vista, Maracaju, Costa Rica, Porto Murtinho, Ponta Porã, Amambai, Coxim, Angélica e foram alguns municípios prejudicados pelo forte volume de chuvas. 

Algumas cidades registraram acumulados acima dos 38 milímetros, com rajadas de vento de quase 80 quilômetros por hora, na última quarta-feira (1º).

Imagens mostram plantações em , município distante a 159 km de , encharcadas por água e tratores com as rodas presas na lavoura devido à lama acumulada. 

A colheita no município avançou nas últimas semanas, mas o trabalho foi atrapalhado pelas chuvas. 

De acordo com a MS (Associação dos Produtores de e Milho de Mato Grosso do Sul), a produção estadual de soja deve alcançar 12,31 milhões de toneladas e cobrir 3,8 milhões de hectares na safra 2022/2023. 

A previsão do tempo do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que até 18 de março são esperados acumulados de chuvas acima de 100 mm, com destaque nas regiões sul, sudoeste, oeste e norte/noroeste do estado.