Pular para o conteúdo
Economia

Ibovespa sobe 0,62%, na terceira alta seguida, com commodities

O Ibovespa sustentou o terceiro dia de alta nesta quinta, 19, (+0,62%), em 112.921,88 pontos. O fortalecimento das commodities no mercado internacional – com ganhos acima de 1% nos contratos mais líquidos de petróleo – beneficiou os papéis da Petrobras, Vale e siderúrgicas, que puxaram a Bolsa brasileira. A garantia do ministro-chefe da Secretaria de … Continued
Agência Brasil -
(reprodução)

O Ibovespa sustentou o terceiro dia de alta nesta quinta, 19, (+0,62%), em 112.921,88 pontos. O fortalecimento das commodities no mercado internacional – com ganhos acima de 1% nos contratos mais líquidos de petróleo – beneficiou os papéis da , Vale e siderúrgicas, que puxaram a Bolsa brasileira. A garantia do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de que o governo respeitaria a autonomia do Banco Central também retirou pressão dos ativos domésticos.

As declarações de Padilha corrigiram o tom adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, quando o petista questionou a independência do BC, e ajudaram o índice a subir a partir das 15h30, em meio ao alívio na alta dos juros futuros. Às 16h50, o Ibovespa atingiu a máxima de 113.138,66 pontos (+0,81%), diante da melhora observada em após a vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Lael Brainard, ressaltar que a inflação tem diminuído e que os efeitos dos juros altos ainda vão se materializar nos Estados Unidos.

O alívio da pressão doméstica e externa permitiu que os papéis brasileiros pegassem carona no aumento das commodities, puxado pela reabertura da e desvalorização global do dólar. A Petrobras subiu entre 3,40% (ON) e 3,03% (PN), em linha com os ganhos do Brent (1,39%) e WTI (1,02%). O cenário também beneficiou ações da Vale (+0,43%) e de empresas como Gerdau (+0,27%) e CSN (+0,58%), em um dia de alta de 1,55% do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange.

“O que puxou o Ibovespa hoje foram as commodities: tanto o petróleo, como o minério de ferro em alta e com uma cautela dos investidores em relação aos ativos mais relacionados ao cenário interno”, diz o operador de renda variável da Manchester Investimentos Gabriel Mota. “Estamos vendo há algum tempo que, por causa da mudança recente na política econômica, empresas mais voltadas ao cenário externo estão ganhando alocação, que é uma forma segura de se manter em ativos brasileiros fugindo do risco político.”

Durante a tarde, a B3 informou que excluirá a Americanas de todos os índices, inclusive o Ibovespa, a partir da próxima semana, após a varejista ter entrado com pedido de recuperação judicial. A empresa liderou as perdas do índice, em queda de 42,53%, seguida por Braskem (-2,79%), BTG Pactual (-2,74%), BRF (-2,65%) e Cielo (-2,61%). Na ponta positiva, os destaques foram Magazine Luiza (+7,02%), Rede DOr (+6,19%), CCR (+5,18%), PetroRio (+3,98%) e Hapvida (+3,80%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área