Pular para o conteúdo
Economia Cotidiano

Foco de gripe aviária faz Japão suspender importação de carne de aves de Mato Grosso do Sul

Caso em criação doméstica foi confirmado em Bonito
Aliny Mary Dias -
Ministério garante que Brasil segue com status de área livre de gripe aviária (Foto: Reprodução)

O Mapa (Ministério da e Pecuária) confirmou na noite desta terça-feira (19) que o Japão suspendeu a importação de carnes de aves de . A decisão foi tomada depois de um foco de gripe aviária ser confirmado em criação doméstica em Bonito.

Conforme o ministério, além das carnes, a importação de ovos, aves vivas e subprodutos também está temporariamente suspensa.

A comercialização em solo brasileiro, entre estados, de acordo com o Mapa, segue normalmente.

Dados do Mapa revelam que Mato Grosso do Sul exporta 18,4% da produção de de aves in natura. O é o país que mais exporta frango para o mundo todo e representa 35% da comercialização do mercado global.

Gripe aviária em Mato Grosso do Sul

O Mapa explica que medidas sanitárias estão sendo tomadas para contenção e erradicação do foco registrado em . Ações de vigilância nas populações de aves estão sendo tomadas. O ministério reforça que não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco, portanto, o Brasil segue com status livre de influenza aviária.

O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1) foi detectado em uma propriedade em Bonito, a 297 km de Campo Grande

Esse é o terceiro foco em aves de subsistência registrado no Brasil. Segundo o Mapa, além desses casos, o Brasil registra 102 notificações em aves silvestres, totalizando 105 registros. 

No caso de Mato Grosso do Sul, cerca de 70 aves na propriedade de Bonito serão sacrificadas como medida sanitária. De acordo com o diretor-presidente da Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, será feita coleta de amostras de todos esses animais. 

“Temos equipes volantes fazendo busca ativa de aves para saber se o vírus se propagou e também fazemos o mesmo, mas com menos intensidade, em área de 7 km da propriedade”, afirmou Daniel Ingold. 

Segundo a presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), Kelma Torezan Carrenho, o foco detectado em Bonito não é motivo de preocupação para os produtores e nem para a população por ser em uma região em que não existe granja comercial. 

“Quem tem ave doméstica precisa ficar atento, mas não é motivo para pânico para a população. Ela pode continuar comendo a carne normalmente”, explica. 

MS está em alerta para a doença desde junho

Em 2 de junho, o Governo do Estado publicou decreto onde declara Estado de Alerta Zoossanitário em Mato Grosso do Sul devido à gripe aviária. Na publicação ainda institui o Sistema de Monitoramento, avisos e ações para fins de prevenção da doença.

O decreto foi uma resposta estadual diante da declaração de estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) em todo território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
rg animais brasil

RG para pets: Governo Federal lança o ‘SinPatinhas’, sistema de cadastro para cães e gatos

correios imóvel

Correios está vendendo imóvel na região central de Campo Grande

buraco

Confira as ruas: Tapa-buracos passam por vários bairros de Campo Grande

Litro do diesel terá redução de R$ 0,12 a partir desta sexta-feira 

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Prestador de serviços tem moto furtada ao sair para tomar Acaí com esposa

Últimas Notícias

Esportes

Serc/UCDB fica no empate com ADTB (PR) em estreia na Supercopa Feminina de Futsal

Equipe precisa vencer a próxima partida para avançar a próxima fase

Polícia

Idosa perde R$ 13,6 mil guardados em banco ao cair em golpe

Idosa recebeu uma mensagem do banco onde tem conta durante a noite de quarta

Brasil

Criança de 7 anos morre após comer Ovo de Páscoa entregue por desconhecido

Mãe e a irmã dele comeram o chocolate e estão internadas em estado grave

Cotidiano

Defensoria realiza mutirão de vagas escolares em Dourados

Ação acontece no dia 26 de abril, e necessita agendamento prévio