Pular para o conteúdo
Economia

Comércio vê consumo de bens duráveis cair e ‘pisa no freio’ das contratações em MS

Cenário de queda nas vendas e crédito difícil geram incerteza para contratações de fim de ano
Priscilla Peres -
comércio
Movimentação no comércio de Campo Grande. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O comércio de viu o consumo de bens duráveis despencar nos últimos meses, o que tem estremecido os ânimos para o fim de ano. Além da desaceleração no consumo, o ritmo de contratações também está menor, com déficit de 2 mil vagas em relação ao ano passado.

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, em agosto de 2023, o ritmo de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul caiu para 2,7%, uma queda expressiva quando comparado aos 6,4% de agosto de 2022.

Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de , Adelaido Vila explica que os comerciantes têm percebido a queda no consumo, principalmente de bens duráveis – tais como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Somado a baixo crédito no mercado bancário, cria cenário de cautela.

“O empresário tem sentido a ausência de crédito bancário, necessário para fazer giro da economia. Além disso, o ‘caro’, o que dificulta que empreendimentos façam investimentos mais altos”, afirma Adelaido, ao detalhar cenário instável para contratação de temporários e participação na Black Friday.

Baixa contratação do comércio

Em 2023, o comércio de Mato Grosso do Sul gerou 4.027 vagas de trabalho entre janeiro e setembro, montante que representa retração considerável quando comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do Caged, de janeiro a setembro de 2022 o comércio de Mato Grosso do Sul gerou 6.117 vagas, mas até dezembro o setor acumulou 8.188 vagas.

Segundo o economista Renato Prado Siqueira, o ritmo de crescimento das vendas no comércio varejista no Mato Grosso do Sul em 2023 mostra desaceleração, com um aumento de 2,7% até agosto, valor significativamente menor em comparação com o mesmo período do ano anterior (6,4%).

“Apesar da geração de empregos ainda apresentar números positivos, a taxa de crescimento também diminuiu em relação ao ano anterior, possivelmente devido a um já bastante saturado, o que, por si só, delimita o espaço para avanços na criação e ocupação de novas vagas”, afirma o economista.

Em contrapartida, intenção de consumo cresceu

A intenção de consumo das famílias de Campo Grande voltou a crescer após três anos de queda. É o que mostra a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que indicou que em outubro o índice chegou a 108 pontos, o maior resultado desde janeiro de 2020.

Em janeiro de 2020, antes da pandemia, o índice seguia em uma crescente atingindo 109,9 pontos, porém, caiu vertiginosamente depois e até agora. Ainda assim, na análise por faixa salarial, é visível que a expectativa de consumo é maior entre os que recebem mais de 10 salários mínimos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro vê sinais de que China pode regionalizar restrições a frango

VÍDEO: motociclista sofre queda ao evitar colisão em cruzamento no Nova Lima

Vasco supera Operário-PR nos pênaltis e segue vivo na Copa do Brasil

Homem é condenado a um ano em regime fechado por injúria religiosa contra colega de trabalho

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

São Paulo sofre com gramado ruim nos Aflitos, mas bate o Náutico e avança na Copa do Brasil

Últimas Notícias

Charge

Um senhor “motóra”!

Polícia

Onix roubado no Paraná é recuperado em na MS-295 em Tacuru

Militares faziam um bloqueio na MS-295, área rural do município

Esportes

Após derrota e empate sem gols em casa, Grêmio é eliminado da Copa do Brasil pelo CSA

Empate sem gols na Arena do Grêmio

Polícia

Com mulher e filha dentro de carro, homem joga veículo contra muro

A vítima foi socorrida com um corte na cabeça