Banco Central: Balanço de riscos segue com fatores em ambas as direções
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve o mesmo balanço de riscos para o cenário da inflação, com fatores em ambas as direções. O colegiado reduziu pela quarta vez seguida a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual, de 12,25% para 11,75% ao ano, em decisão unânime. Entre os riscos de alta para […]
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve o mesmo balanço de riscos para o cenário da inflação, com fatores em ambas as direções. O colegiado reduziu pela quarta vez seguida a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual, de 12,25% para 11,75% ao ano, em decisão unânime.
Entre os riscos de alta para a inflação, o Copom voltou a citar uma maior persistência das pressões inflacionárias globais e uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado.
Já pelo lado dos riscos baixistas para a inflação, o BC destacou novamente uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada e os impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado.
“O Comitê avalia que a conjuntura, em particular devido ao cenário internacional, segue incerta e exige cautela na condução da política monetária”, afirmou o Copom, deixando de avaliar que a conjuntura é “mais incerta que a usual”, como estava no comunicado anterior.
Apesar de ter esfriado nas últimas semanas a temperatura do debate sobre a mudança da meta de resultado primário do governo para 2024, o Copom manteve o parágrafo que reforça a importância do fiscal para a política monetária.
“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas”, reiterou.
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Mania de Você: Robson conta a Viola que Mavi mora na cobertura do hotel
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (12)
Volta por Cima: Osmar é levado à delegacia e Doralice passa mal ao saber do ocorrido
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (12)
No Rancho Fundo: Ariosto revela que documento oficial da Gruta Azul pertence a Primo Cícero
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (12)
Cabocla: Emerenciana dá permissão para Belinha namorar Neco
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.