Pular para o conteúdo
Economia

As mudanças no parcelamento no cartão de crédito podem não acontecer, diz Abrasel

Dados do Banco Central mostram que não há correlação entre inadimplência e parcelamento sem juros
Eveline Marques -
Taxa aumenta juros do cartão de crédito (Foto: Marcos Ermínio, Arquivo Midiamax)

Para o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, há a possibilidade de o Banco Central descartar a ideia de alterar o parcelamento sem juros. Durante uma reunião em no último dia 7, diversas associações, incluindo a Abipag (Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos) e a Abranet (Associação Brasileira de Internet), utilizaram dados do para argumentar que não há correlação entre e parcelamento sem juros.

Em entrevista ao UOL, Solmucci, presente na reunião, afirmou que os dados apresentados contrariavam a ideia proposta. O estudo da Abipag indicou que o índice de inadimplência é maior entre os consumidores que optam por pagar a compra em uma única vez no cartão de crédito. Embora o Banco Central não tenha endossado essa informação, teria indicado que os estudos e simulações em andamento na instituição “vão na mesma direção”, conforme relatou Solmucci.

Reunião

A reunião foi considerada crucial, pois praticamente exclui a possibilidade de alterar o parcelamento sem juros como solução. Segundo Solmucci, a segunda apresentação da Febraban não trouxe mudanças significativas.

A Febraban argumenta que é necessário reduzir o número de parcelas para 6 ou 4, mas não apresentou estudos que respaldassem essa proposta. A Abrasel considera que os estudos apresentados afastam a ideia de modificar o parcelamento sem juros como uma solução viável, apesar da insistência contrária.

Associação alega que a proposta dos bancos, em análise pelo Banco Central, é uma tentativa de descaracterizar e enfraquecer o parcelamento sem juros. Em comunicado publicado em seu site, a entidade reitera sua oposição à regulamentação do parcelamento.

Abrasel destaca diversos motivos para manter essa modalidade de crédito, incluindo o estímulo à economia, concorrência, inovação, incentivo ao comércio e serviços, e como uma opção para situações emergenciais. A associação argumenta que as mudanças propostas prejudicariam consumidores e comerciantes, resultando em aumentos nos custos de compras e dificuldades no acesso a bens e serviços.

A entidade também enfatiza a falta de relação entre o parcelamento sem juros e a inadimplência, alinhando-se a outras organizações que defendem a inexistência de evidências que comprovem o impacto negativo do parcelamento sem juros na inadimplência no Brasil. Abrasel afirma que a inadimplência é principalmente causada pela falta de critérios na concessão de crédito por parte dos bancos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Últimas Notícias

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações

Famosos

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Zezé di Camargo deu o que falar ao desafinar durante um show em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso; veja o vídeo que viralizou na web