O setor florestal de Mato Grosso do Sul começou 2022 demonstrando vigor financeiro nas contratações de mão de obra especializada no primeiro trimestre. Entre janeiro e março, foram mais de mil novas vagas criadas na atividade florestal, contribuindo com mais de 25% nas contratações do grupo de agropecuária, cujo total chegou a 4 mil novos postos de trabalho.

Números do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do e Emprego) mostram que, no primeiro trimestre deste ano, gerou 1.075 novas vagas de empregos, contribuindo com 26,57%, das 4.046 novas vagas de emprego geradas na agropecuária neste período. Na subdivisão de empregos, os novos plantios foram responsáveis por 409 contratações. Já as atividades de apoio, como, por exemplo, a construção de novas fábricas, contrataram 668 profissionais. Em todo o Estado. O setor florestal totaliza 7.845 empregos, correspondendo a 9,63% dos mais de 81,4 mil postos de trabalho na agropecuária.

Junior Ramires, presidente da Reflore-MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), explicou que a construção de uma nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, com investimento de R$ 14,6 bilhões da Suzano, contribuiu muito para este número na geração de empregos. Ramires deixou claro que o setor vai continuar em ritmo forte de contratações pelo menos até o fim de 2025. “Ribas do Rio Pardo, e vão continuar contratando em ritmos diferentes. A área plantada, neste período, vai passar de 1,25 milhão de hectares, para 1,5 milhão de hectares”, destacou Ramires.

O presidente da Reflore-MS disse, ainda, que este mês foi realizado um Congresso Florestal, que acabou nesta segunda-feira (23) em Três Lagoas. Esta semana será realizada uma feira florestal, também em Três Lagoas, intitulada “Show Florestal”, que vai reunir empresas de todos os segmentos do setor, incluindo até a parte de máquinas e equipamentos.