A Receita Federal divulgou os novos números de declarações do IRPF 2022 (Imposto de Renda da Pessoa Física) dos contribuintes de Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados, 82% dos impostos de renda foram entregues até às 11h desta sexta-feira (27). O total esperado é de 478.548 declarações, o que indica que o Estado ainda pretende receber 86.133.

Na perspectiva nacional, os números indicam que foram entregues 28.512.666 declarações e a expectativa é receber 34.100.000 até o dia 31 de maio, prazo final. Segundo a Receita, no estado do 79% dos impostos de renda foram declarados, em o índice é de 84% e em Mato Grosso, 87%. No estado de Tocantins, 83% das declarações foram entregues.

Foto: Reprodução

Prazo final

A entrega das declarações deve ser feita até dia 31 de maio e entregas do imposto de renda fora do prazo geram . O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). 

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os juros, do valor do imposto a ser restituído.

Restituições

As restituições do Imposto de Renda seguem o cronograma já estabelecido com o primeiro lote previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes nos dias 30 de junho e de julho. O quarto lote de restituições está previsto para 31 de agosto; já o quinto, para 30 de setembro.