A Econômica Federal (CEF) informou nesta quarta-feira, 19, que a quinta e a sexta parcelas dos auxílios Caminhoneiro e serão antecipadas para os dias 19 de novembro e 10 de dezembro, respectivamente.

Inicialmente, as parcelas dos benefícios seriam pagas nos dias 26 de novembro e 17 de dezembro, segundo informação dada pelo banco público na terça-feira. A parcela de outubro já havia sido antecipada, e foi paga naquela terça.

O Auxílio Caminhoneiro é destinado a profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio deste ano, ou que fizeram a autodeclaração do Termo de Registro. O programa pagará R$ 1.000 mensais até dezembro deste ano.

Já o Auxílio Taxista é válido aos motoristas registrados nas prefeituras até 31 de maio deste ano, caso sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitidas pelo poder público local. O valor também é de R$ 1.000, e o benefício será pago também até dezembro.

Os dois benefícios foram instituídos pela PEC “Kamikaze”, que flexibilizou as regras fiscais e eleitorais para permitir a concessão de benefícios às vésperas das eleições presidenciais. O governo faz o pagamento dos benefícios e a Caixa os distribui

Os benefícios são creditados na poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, que pode ser movimentada pelo aplicativo ou nas agências do banco.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), os anúncios de medidas por parte do banco foram acelerados entre o primeiro e o segundo turno das eleições, disputadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O banco afirma que as divulgações não ferem as normas eleitorais.