Na hora de comprar um imóvel vários fatores são levados em conta, como a localização, a disposição dos cômodos, qualidade dos materiais de construção, entre outros. Mas quando se trata de fatores externos, como obras, clubes, igrejas, falta de saneamento básico, terrenos baldios, quais são os itens que chegam a inviabilizar a compra de um imóvel?

Presidente do Creci/MS (Conselho Regional de Corretores de de MS), Eli Rodrigues explica que são vários fatores externos que precisam ser analisados antes de fechar a compra de um imóvel. “O primeiro fator importante é a urbana, no caso de água, esgoto, asfalto, além de avaliar o nível da casa, se está na altura da rua, pois quando é mais baixo o morador pode ter problemas em dias de chuva, por exemplo”, conta.

Outros detalhes que desvalorizam o imóvel são referentes a barulho e segurança. “As pessoas costumam se incomodar muito com barulho próximo, então ser vizinho de uma igreja ou um salão de festas pode ser um problema, por exemplo. Além disso, ter bares, serralherias, lojas de conserto de motos ou carros, feiras de rua, sem contar na questão de segurança, casas isoladas, próxima a terrenos baldios”, explica.

Bairros com problemas crônicos

Um bairro de que sofre desvalorização devido a fatores externos é o Noroeste, onde estão localizados o Instituto Penal e o Presídio de Trânsito. Resultado é a falta de investimentos de infraestrutura na região, como asfalto, saneamento básico e comércio.

Apesar desses problemas, é ali, no entorno do Noroeste que começa um movimento de novos empreendimentos residenciais. Corretor de imóveis, Rafael Pacheco destaca que bairros próximos do Noroeste estão valorizando, o que deve impactar toda a região.

Do outro lado da cidade, o bairro vivencia uma realidade oposta. Apesar da localização central, a região sofre desvalorização devido à grande quantidade de imóveis antigos, abandonados, além da rodoviária antiga e a concentração de pessoas em situação de rua e usuários de droga.

“O bairro tem tudo para ser valorizado. É ao lado do centro da cidade, tem casas grandes, mas sofre com esses problemas externos que acabam desvalorizando os imóveis que estão à venda”, conta o corretor.

Outro bairro que poderia estar mais valorizado é o North Park, próximo à MS-010, que sofre os impactos de ser muito afastado principalmente do comércio.