Expectativa para contratação cresce 21,5% e comércio pode ter recorde de vagas este fim de ano
São esperadas abertura de mais de 1,9 mil vagas temporárias em Campo Grande
Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A confiança do empresário do comércio de Campo Grande teve alta de 16,8% em outubro de 2022 se comparado com o mesmo mês do ano passado. Com isso, o indicador de contratação de funcionários também disparou e cresceu 21,5% no período. Os dados são do Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), apurado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Ainda conforme os dados, o índice que mede a confiança do empresário do comércio atingiu o maior patamar do ano, com 142,5 pontos, igualando-se ao registrado em junho.
Para os empresários, tanto a perspectiva da economia quanto às atuais condições da empresa apresentaram melhora nos últimos meses.
“Percebemos um aumento no interesse do empresário pela contratação de funcionários e isso se deve à proximidade das festas de fim ano, em que tradicionalmente o comércio contrata mão de obra temporária para auxiliar nas vendas do período. Um momento importante para o trabalhador aproveitar a oportunidade e conquistar, quem sabe, uma vaga definitiva”, diz a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.
A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do Icec de outubro/2022 foram coletados nos últimos dez dias do mês de setembro/2022.
Mais de 1,9 mil vagas
Em 2021, a estimativa era de 1,47 mil e o índice pré-pandemia era de 1,3 mil (2019), enquanto 2022 está em 1,95 mil. As maiores contratações devem ocorrer no segmento de hiper e supermercados, com 945 vagas, seguido pelo setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 309 vagas.
Vestuário e calçados aparece na sequência, com 298 contratações. Livrarias e papelarias devem ter 165 vagas e demais segmentos totalizam 233 oportunidades.
As previsões da CNC são baseadas em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A previsão da CNC é que haja aumento de 2,1% nas vendas de fim de ano no varejo como um todo, no País.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.