Pular para o conteúdo
Economia

‘Caridade com chapéu alheio’, diz MS sobre lei que reduz e uniformiza ICMS sobre combustíveis

Estados afirmam que queda na arrecadação terá impactos significativos
Renan Nucci -
ICMS Preço dos combustíveis não para de subir em MS.
Preço dos combustíveis não para de subir em MS. Foto: Leonardo de França

O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com outros 10 estados, afirmam que a Lei Complementar federal 192/2022, que reduz e uniformiza o (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis e lubrificantes em todo o país, parece mais uma “caridade”, mas com recursos de terceiros. 

“Trata-se de verdadeira caridade com chapéu alheio, uma liberalidade orçamentária a ser sofrida pelos estados, e municípios, todos surpreendidos pela medida unilateral, autoritária, drástica e com graves efeitos imediatos para os combalidos cofres desses entes”, afirmam os entes federativos.

Tal alegação consta na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelos governadores junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio do Conpeg (Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e Distrito Federal). O objetivo é derrubar a lei que tira a autonomia fiscal segundo o Conpeg.

“[…] tudo isso foi feito sem qualquer estudo de impacto fiscal e sem a demonstração de que esse novo instrumento será eficaz, dado que os preços dos combustíveis são atrelados à sorte dos mercados internacionais e resultado de uma política duvidosa da Petrobrás, e diante da constatação empírica de que medidas de desoneração não beneficiam necessariamente o bolso do consumidor”, lê-se na petição.

Os estados afirmam na ação que a redução abrupta da arrecadação, por ato unilateral federal, consiste em quebra do pacto federativo e interferência indevida na autonomia política, financeira, orçamentária e tributária desses entes. A medida impõe que o ICMS seja cobrado via alíquota fixa por litro, e não percentual sobre o preço médio.

Queda na arrecadação do ICMS

Observam, ainda, que, como o ICMS decorrente das operações com combustíveis e lubrificantes representa de 20% a 25% da arrecadação estadual, a imposição apresenta riscos à governabilidade, em função dos imensos prejuízos gerados para os estados e o DF com a perda de arrecadação direta. 

“Não é difícil entender que essa medida é populista, eleitoreira e ineficaz, pois os componentes mais significativos do preço – custos de produção, refino e importação – continuam a variar constante e sucessivamente, devido à variação do e do preço do barril no mercado internacional, mesmo quando produzido e refinado o petróleo nacional”.  

Por prevenção, a ADI foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes, relator de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, na qual o presidente da República pede que a alíquota do ICMS incidente sobre combustíveis nos 26 estados e no Distrito Federal não ultrapasse a prevista para as operações em geral.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Produtores rurais têm até 2 de junho para declarar rebanho em MS

Apagão no sudeste da França atinge festival de Cannes; trânsito e eventos são afetados

Com participação de mais 14 cidades, Dourados sedia 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+

Preso médico suspeito de causar morte de paciente no RJ

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Agendão: fim de semana em MS tem espetáculos, atrações para a criançada e festa do padroeiro

Últimas Notícias

Famosos

Billy Joel descobre doença neurológica e cancela apresentações; saiba detalhes

Voz de Piano Man, Billy Joel descobriu uma doença neurológica que o obrigou a cancelar todas as apresentações marcadas para 2025

Brasil

Twitter (X) caiu? Rede social apresenta instabilidade na manhã deste sábado

Aplicativo e site apresentam problemas de conexão e login

Famosos

Gretchen revela valor da multa salgada por desistir do Power Couple; saiba quanto

Gretchen abriu a intimidade e revelou quanto terá que pagar à Record por ter desistido do Power Couple Brasil 7; confira

Polícia

VÍDEO: Carro com família cai em córrego em MS e avô morre

No veículo, havia mais duas passageiras, a avó e uma criança, que foram socorridas