Pular para o conteúdo
Economia

Bolsa cai 10,1% em abril e tem pior mês desde março de 2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (29), em Brasília, que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agência. Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração … Continued
Agência Brasil -
bolsa
Imagem ilustrativa (Reuters/Amanda Perobelli)

A Agência Nacional de (Aneel) informou hoje (29), em , que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agência.

Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano.

Custo real

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
titulo

Eleitores de MS têm menos de um mês para regularizar o título

‘Vejo sinais do alto’, diz padre de MS sobre Francisco falecer horas após Páscoa

ataque onça pantanal 2

‘Onça comeu o caseiro’: denúncia sobre ataque leva helicóptero da PMA ao Pantanal

prateleiras vazias

Cadê a xepa? Prateleiras vazias e poucas opções de ovos de chocolate marcam o pós-Páscoa na Capital

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

mpms segurança mp

Galpão construído em APP às margens de córrego em Campo Grande vira alvo de inquérito

Últimas Notícias

Mundo

Anúncio da morte do papa Francisco foi feito por vídeo pelo Vaticano

A Santa Sé ainda vai anunciar um comunicado sobre o óbito

Polícia

Moradores encontram artefato explosivo em caixa de madeira em Corumbá

O esquadrão antibomba do Bope está em diligências até a cidade

Emprego e Concurso

Prefeitura de Nova Andradina abre 27 vagas para assistente educacional com salário de R$ 1,7 mil

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, através do site da Prefeitura, no período de 16 a 28 de abril

Cotidiano

Santa Casa tem superlotação de até 557% e promotor dá duas semanas para medidas emergenciais

Relatório mostra que hospital não tem espaço físico para suportar mais pacientes