O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sachez, destaca que a mediana do Focus para a Selic em 2022 (8,25%) ainda está abaixo de sua projeção para a taxa básica no ano que vem, de 9,25%. “Acreditamos que ainda há espaço para avanço das expectativas de Selic em 2022 e, a partir daí, poderemos ver um arrefecimento das expectativas de inflação para 2022”, afirma Sanchez, em nota.

O chefe da área de estratégia da Renascença DTVM, Sérgio Goldenstein, observa que a curva a termo mostra a Selic em cerca de 8,25% no fechamento deste ano, 9,75% no fim do 1º semestre de 2022 e 10% ao término de 2022. “Trata-se de uma trajetória acima da mediana da pesquisa Focus”, afirma, em relatório, Goldenstein, que trabalha com Selic em 9% no fim do atual ciclo de aperto monetário, após mais duas altas de 1 ponto porcentual e uma elevação final de 0,75 ponto no encontro do em fevereiro de 2022.

Goldenstein ressalta que no início de 2022 o BC já estará mirando o de 2023, cuja projeção está dentro da meta. Além disso, o Copom vai poder contar com os “efeitos defasados” da política monetária, o início da dissipação dos choques de oferta e a desaceleração da atividade econômica. “Por outro lado, os principais riscos seriam a adoção de medidas fiscais populistas e a continuidade do movimento de depreciação do câmbio e de piora das expectativas de inflação, o que provavelmente levaria a um prolongamento do ciclo de aperto monetário”, afirma Goldenstein, em relatório.