Cotidiano / Economia

Saque-aniversário do FGTS 2021: confira calendário e como solicitar até 50% da conta

O saque-aniversário do FGTS 2021 (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma medida em que o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de sua conta do fundo de garantia que começou em abril de 2020. No ano passado, mais de 8 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade. Veja como será o saque-aniversário […]

Gabriel Maymone Publicado em 11/01/2021, às 07h50 - Atualizado às 08h38

Saiba as datas do saque-aniversário do FGTS 2021. (Foto: Divulgação)
Saiba as datas do saque-aniversário do FGTS 2021. (Foto: Divulgação) - Saiba as datas do saque-aniversário do FGTS 2021. (Foto: Divulgação)

O saque-aniversário do FGTS 2021 (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma medida em que o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de sua conta do fundo de garantia que começou em abril de 2020. No ano passado, mais de 8 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade.

Veja como será o saque-aniversário do FGTS em 2021:

  • Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
  • Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
  • Nascidos em março – saques de março a maio
  • Nascidos em abril – saques de abril a junho
  • Nascidos em maio – saques de maio a julho
  • Nascidos em junho – saques de junho a agosto
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022

O período de saque pelos trabalhadores inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e encerra no último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. Por exemplo: se a data de aniversário do trabalhador for dia 10 de janeiro, o trabalhador terá de 4 de janeiro a 31 de março para efetuar o saque.

Os trabalhadores devem informar sua escolha pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário para receber no mesmo ano de adesão. Caso o trabalhador não saque esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

O trabalhador que optar pelo saque-aniversário continuará a ter direito à multa de 40% em caso de demissão, mas perderá o direito ao saque rescisão, isto é, não poderá retirar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser demitido.

Como solicitar o saque-emergencial do FGTS

No período em que estiver dentro do prazo descrito acima, o trabalhador pode utilizar os seguintes canais de atendimento para solicitar o saque-emergencial do FGTS.

Quem tem conta poupança ou conta corrente na Caixa ou em qualquer outro banco pode solicitar o crédito em conta.

Valor da retirada

O valor máximo de retirada será sempre um percentual sobre o valor disponível na conta, que pode ser de até 50%, no caso de contas de até R$ 500.

O percentual vai diminuindo gradativamente, conforme o valor da conta aumenta. Quem tem conta poupança ou conta corrente na Caixa ou em qualquer outro banco pode solicitar o crédito em conta.

FGTS 2021

Jornal Midiamax