O governo federal incluiu dois novos grupos no pagamento do abono salarial do PIS-PASEP para começar a receber os pagamentos já em 2022. 

Primeiramente, é importante ressaltar que o PIS-PASEP é pago exclusivamente a quem prestou serviços nos anos de 2020 e 2021. Porém, também poderão receber aqueles que:

  • Estejam cadastrados no há pelo menos cinco anos;
  • Tenham recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2019;
  • Tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020 e/ou 2021;
  • Tenham seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019.

Qual o valor do PIS/Pasep?

O teto do abono, ou seja, o valor máximo que o trabalhador pode receber, é o salário mínimo vigente. Atualmente, está em R$ 1.100, porém o valor deve mudar no próximo ano.

Como saber se tenho direito?

Os beneficiários podem saber se possuem direito das seguintes formas:

PIS (trabalhador de empresa privada): 

  • Por meio do aplicativo Trabalhador;
  • No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207 

Pasep (servidor público): 

Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
  • App BB PASEP.
 

Como sacar o PIS/Pasep?

Os beneficiários que não possuem conta nos bancos podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Aqueles que não têm o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Os trabalhadores que possuem dúvida e querem saber se têm direito ao PIS, podem telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site oficial da Caixa. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.