Cotidiano / Economia

Pendências com o INSS poderão ser resolvidas sem sair de casa

Existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do INSS mas estão parados

Fábio Oruê Publicado em 26/04/2021, às 14h45 - Atualizado às 14h46

Notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos
Notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos - Foto: Arquivo/ Jornal Midiamax
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar pessoas que deram entrada em pedidos de benefícios sobre a necessidade de cumprir exigências e cerca de 625 mil segurados já foram sido contatados por telefone ou mensagem de texto no celular (SMS).
Segundo o órgão, muitas vezes, a demora para começar a receber um benefício previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte, pode estar relacionada a uma exigência, seja ela uma informação ou uma documentação complementar que precisa ser enviada pelo cidadão para dar andamento ao processo.
Atualmente, existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do INSS e, agora, dependem de alguma ação por parte do segurado. Com as agências fechadas, é preciso corrigir a pendência por site ou aplicativo.
“Lembramos que as notificações são contínuas, à medida que novos requerimentos são feitos e pendências detectadas durante a análise”, ressaltou o INSS.
Não é preciso esperar o contato do instituto para saber se o processo está parado. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. Além disso, o segurado também pode obter a informação por meio da central telefônica 135. Em ambos os canais, estão descritos que documentos ou informações ele precisa apresentar.
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