Número de empresas que decretaram falência subiu 75% em 2020 em MS, indica Serasa
O número de empresas que decretaram falência subiu 75% em 2020 em Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados pelo Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Conforme o levantamento, foram 14 falências decretadas ano passado no Estado contra 8 registradas em 2019. Apesar da alta, o economista da Serasa Experian, Luiz […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de empresas que decretaram falência subiu 75% em 2020 em Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados pelo Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian.
Conforme o levantamento, foram 14 falências decretadas ano passado no Estado contra 8 registradas em 2019.
Apesar da alta, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, acredita que o salto no número de falências e recuperações judiciais não aconteceu como se imaginava. “Com a facilitação de prazos feita pelos credores, os juros mais baixos e as novas linhas de crédito disponibilizadas, os donos de negócios recorreram menos à recuperação judicial, que já é naturalmente o último recurso das empresas com dificuldades financeiras”, explica Rabi.
Além disso, muitos empresários e empreendedores optaram por aguardar a resolução da nova Lei de Falências, que promete tornar a ferramenta mais eficiente, permitindo por exemplo, que as empresas façam financiamentos na fase de recuperação judicial. “O mercado de crédito foi um fator fundamental na recuperação econômica apresentada no segundo semestre de 2020 e seguirá sendo importante para uma retomada contínua em 2021”, finaliza o economista.
A falência é um processo judicial por meio do qual é realizada a apuração e venda de todos os bens de uma empresa que não possui mais condições de pagar todas suas dívidas para que seja efetuado o pagamento em favor de seus credores.
Por outro lado…
Enquanto que o número de empresas que decretaram processo de falência quase dobrou em MS, os pedidos de recuperação judicial caíram 52,9% em Mato Grosso do Sul, conforme o indicador.
Assim, a Serasa informou que foram apenas 8 recuperações judiciais solicitadas em 2020, enquanto que no ano anterior o Estado havia registrado 17 pedidos.
De forma resumida, a recuperação judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira feche as portas. É um processo pelo qual a companhia endividada consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça.
Notícias mais lidas agora
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
- Sem ‘notas mil’ em MS, redações com pontuação máxima despencam 80% em 2024
Últimas Notícias
Idoso que desapareceu no Montevidéu é encontrado morto pela bombeira Laika em Campo Grande
Natural da Espanha, Joaquin Gonzales estava desaparecido desde domingo (12) quando saiu de casa durante a madrugada
Encerra nesta sexta o prazo de matrícula dos aprovados em 1ª chamada no vestibular 2025 da UFGD
Agora, são convocados para a matrícula os alunos classificados nos primeiros lugares da lista de primeira opção de curso
Autora lança HQ-reportagem sobre vivências e desafios de mulheres LBT em Campo Grande
‘Vozes Invisíveis’, de Marina Duarte, será disponibilizado gratuitamente em formato e-book
Porto Murtinho é, novamente, a cidade mais quente do País
Crianças e idosos exigem atenção redobrada nesse período; por isso, é necessário ficar atento à hidratação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.