Governo facilita inclusão de pessoas sem vínculos familiares e menores de 16 anos no CadÚnico
Inscrição é porta de entrada para benefícios sociais como o Bolsa Família
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Cadastro Único do Governo Federal tem uma nova funcionalidade para o cadastramento de pessoas sem vínculos familiares e menores de 16 anos em abrigos públicos, que não possuem um responsável familiar. O Ministério da Cidadania incluiu a figura do representante legal para facilitar a inclusão deste público na base nacional do sistema. A modernização com as regras publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (04) visa ampliar o acesso à base de dados, que é usada na operação de mais de 27 programas voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“É mais um mecanismo que criamos para levar cidadania a todos os brasileiros, seguindo o lema do Governo Federal que ninguém fica para trás. O Cadastro Único é importante para identificarmos todas as pessoas em situação de vulnerabilidade no país, inclusive as que serão atendidas pelo novo programa social, o Auxílio Brasil”, destacou João Roma, ministro da Cidadania.
A nova versão do sistema traz a funcionalidade “Incluir um RL – Representante Legal” para que os gestores municipais possam inscrever as pessoas sem RF em sua composição familiar. A Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad) recebe diversas demandas nesse sentido, já que pelas regras previstas na legislação, estas pessoas não podem ser consideradas Responsáveis Familiares ou não tem ninguém para representá-las dessa maneira.
“Estamos ampliando o acesso ao sistema, que atualmente já contempla cerca de 78 milhões de cidadãos, ou 30 milhões de famílias de baixa renda, pobres ou na extrema pobreza. Dessa forma, conseguimos identificar mais pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam do amparo do poder público”, explicou Tércio Brandão, secretário nacional do Cadastro Único.
“É importante criarmos mecanismos para alcançar todas as pessoas que necessitam do cadastro, atender pessoas que atualmente não podem ser inscritas em função das regras atuais do sistema. Dessa forma, elas passam a ter acesso a inúmeros serviços e benefícios, ampliando seus direitos”, completou Tércio Brandão.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Ele já tinha sido preso pelo DOF
Propaganda eleitoral para 2º turno será retomada nesta segunda
Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo
Motociclista é reanimado e entubado após acidente no São Jorge da Lagoa
Cruzamento da Rua Alvilandia com a Rio Brilhante
Marina Helena declara apoio a Ricardo Nunes após se reunir com o prefeito
A economista disse que seu apoio ao emedebista está alinhado com as pautas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.