Construção civil em alta

Os dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que

Além disso, o INCC apresentou o mais alto resultado da história do plano real, com 30,24%. A taxa considera os últimos 12 meses, fechando sempre em setembro. Antes deste ano, o índice mais alto foi registrado em 2003 (22,21%).

Setor de construção em alerta

Apesar de apresentar bons resultados na geração de empregos, o setor da construção civil vê com preocupação o crescente aumento nas taxas de inflação, que podem encarecer imóveis em e afastar o mercado consumidor, que enfrenta um enfraquecimento econômico. 

Os saldos positivos divulgados pelo Caged para o setor da construção indicam o aquecimento da atividade produtiva, mas o alto preço dos materiais na produção, atrelado à alta dos juros, geram incertezas na categoria. “Mercado se mantém otimista, entretanto em estado de alerta”, definiu Dalastra.

“A incerteza que temos para o futuro é se o mercado consumidor terá capacidade financeira para absorver todos estes aumentos. Então, como será a venda dos imóveis que estão sendo construídos agora? A população terá condições de pagar 30% a mais no mesmo imóvel que era mais barato há 6 meses?”, explicou o presidente da Acomasul em reportagem anterior do Midiamax.

Saiba Mais