Pular para o conteúdo
Economia

Municípios de MS anunciam reabertura do turismo e Fundtur discute plano para o pós-pandemia

Miranda reabriu setor proibindo visitantes de áreas de alta incidência de coronavírus; turismo na região de Bonito volta no dia 1º.
Arquivo -

Embora ainda não tenha uma data exata para anunciar a retomada das atividades turísticas em como um todo, o CET (Conselho Estadual de Turismo) realizou nesta semana reunião para tratar do pano estratégico para a reabertura do setor.

Alguns municípios já anunciaram isoladamente a reabertura de atrativos em uma área seriamente atingida pela de coronavírus (). Bonito, onde cerca de 80% da economia gira em torno do setor, e Jardim pretendem retomar as atividades a partir de 1º de julho, após mais de 3 meses de interrupção.

Em Miranda, desde 15 de junho o setor retomou as hospedagens e visitações, mas restringiu o acesso a moradores de regiões que registraram alta incidência de coronavírus, como , Amazonas, Dourados e Guia Lopes da Laguna, entre outras.

Em todos os casos, porém, o turismo retornou dentro do “novo normal”, isto é, sob regras de biossegurança contra a Covid-19 –uso de máscaras, distanciamento social e outras medidas adotadas por hotéis e atrativos para evitar o espalhamento da doença.

Na reunião virtual, coordenada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, cada entidade integrante do CET apresentou as ações tomadas durante a pandemia.

“Este é um plano de estratégias para quando a reabertura do turismo for segura para todos. Estamos trabalhando em vários eixos como os protocolos de segurança, governança, pesquisa e promoção para que todos os destinos do Mato Grosso do Sul tenham uma estratégia conjunta, por mais que cada um faça a retomada em tempos diferentes”, explicou Bruno Wendling, presidente da Fundtur.

“O objetivo é termos um norte para trabalharmos a retomada do turismo de Mato Grosso do Sul quando ela acontecer, com destinos turísticos alicerçados em ações estratégicas para que as intervenções sejam eficazes e eficientes”, reiterou.

MS discute com o Governo Federal e entidades meios de ajudar o trade turístico após a pandemia

Estudos de impacto econômico realizados no WTTC 2020 (World Travel & Tourism Council), viagens e turismo estão entre os setores mais afetados pela pandemia: suspensão de voos, fechamentos de hotéis e restrições de viagens em quase todos os países do mundo atingiram a cadeia produtiva do setor, que abarca da hotelaria e restaurantes a operadores de turismo, empresas de transporte e de aluguel de veículos, entre outras.

O plano discutido no Estado envolve o suporte e retomada desses setores, visando a uma reestruturação. Wendling também explicou que há interlocução com o Governo Federal e entidades parceiras de forma a ajudar o trade, cujos trabalhadores e empresários sofreram dificuldades.

A OMT (Organização Mundial do Turismo) avalia que os segmentos turísticos em alta no pós-pandemia serão o rural, de natureza, bem-estar, ecoturismo, turismo de aventura e o gastronômico, segundo informou a Fundtur.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano