Pular para o conteúdo
Economia

Justiça Federal cria formulário online para quem teve Auxílio Emergencial negado apresentar recurso

Processo é voltado a pessoas que tiveram o Auxílio Emergencial negado e não têm advogado; permitindo a apresentação de recurso.
Arquivo -

A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, que abrange e , oferece na internet um formulário para quem pretende ingressar com ação referente ao Auxílio Emergencial. O serviço foi pensado nas pessoas que não conseguiram a concessão do benefício por via administrativa na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência) e na Caixa Econômica Federal.

O formulário pode ser acessado pelo site http://jef.trf3.jus.br, estando disponível no Serviço de Atermação Online (acesse por este link), que é voltado às partes sem advogado que vivem em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A Justiça Federal alerta que, para preencher o documento, é preciso estar cadastrado no Serviço de Atermação Online dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, o que pode ser feito também pela internet (clique aqui para fazer o cadastro, caso ainda não o tenha, e saiba mais sobre o sistema em vídeo fornecido neste link).

Depois, ao acessar o formulário, o usuário deve escolher o Fórum no qual pretende ingressar com a ação. No campo “Assunto”, precisa marcar a opção “” e, logo abaixo, fazer um relato breve dos fatos –respondendo questões como se está ou não no Cadastro Único e se é beneficiário do .

Se o pedido foi indeferido, ele deve marcar o motivo entre as opções que aparecem na tela –basta marcar com um “X” no campo correto.

O sistema ainda abre um espaço para o usuário relatar, de forma simples, outros fatos que possam ter ocorrido durante o pedido do Auxílio Emergencial ou incluir informações para contestar o indeferimento da solicitação inicial.

No campo “polo passivo”, o autor deve marcar a opção “União”.

O formulário online ainda permite que haja opção de requerer as três parcelas de R$ 600 ou três de R$ 1,2 mil (pagas, por exemplo, para mães chefes de família).

Formulário para recorrer de recusa no pagamento do Auxílio Emergencial pede documentos pessoais

Para finalizar o pedido, o autor deve reunir em um PDF único, com tamanho inferior a 10 MB, seus documentos pessoais (RG e CPF, comprovante de residência, extrato do Cadastro Único), nome de membro da família que já recebeu o auxílio e seu CPF, print (captura) da tela do aplicativo ou site com a resposta ao seu requerimento, e documentos que comprovem a condição para receber o Auxílio Emergencial –como a carteira de trabalho digital, termo de rescisão do contrato de trabalho ou de exoneração (este no caso de servidor público) e Imposto de Renda de 2018/2019 (em caso de rendimentos inferiores ao teto).

Para criar o arquivo digital em PDF, você pode usar imagens de todos esses documentos (como fotos que você mesmo tirou ou copiadas em um scanner) em um editor de textos que tenha a opção de salvar ou imprimir em formato PDF. Outra opção é, já tendo as fotos ou imagens desses documentos, utilizar serviços online gratuitos que geram o arquivo, como o Small PDF (clique aqui para acessar) ou Soda PDF Online (clique aqui), entre outros.

A Justiça Federal ressalta que, ao longo do processo, outros documentos podem ser solicitados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Vitor Roque marca e Palmeiras vence o Vasco em Brasília

Lady Gaga se pronuncia após ameaça de bomba em show realizado em Copacabana

A 5 metros de Lady Gaga, campo-grandense narra noite histórica em show: ‘foi surreal’ 

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

ministra Cida Gonçalves

Cida Gonçalves, que comanda o Ministério das Mulheres, deve perder o cargo nesta segunda

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo amarga derrota para o Cruzeiro e perde liderança do Brasileirão; confira tabela

Gol de Vitor Roque fez Palmeira assumir o topo do Campeonato Brasileiro

MidiaMAIS

Luísa Sonza manda recado para Campo Grande e faz Parque das Nações lotar: ‘feliz em voltar aqui’

Até quem não é fã foi ver Luísa Sonza em Campo Grande

Esportes

Santos perde por 1 a 0 para o Grêmio e vê crise ampliar após 3ª derrota seguida no Brasileiro

Partida começou movimentada, com os dois lados tentando agredir no ataque, mas sem ameaçar a meta adversária

Mundo

Piastri vence GP de Miami de F-1 marcado por ‘guerra’ na Ferrari

Ele embala de vez no campeonato e vai aos 131 pontos na liderança do Mundial de Pilotos