Segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, Dourados é a 9ª em geração de emprego com carteira assinada em todo o Brasil. É o que revela os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados no último final de semana e que mostra o maior saldo positivo desde 2013.

Conforme os números revelados pelo levantamento do Caged, Dourados terminou o ano de 2019 com  saldo positivo de 6.208 vagas. O desempenho da cidade ficou abaixo somente de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus, Barueri, Joinvile e São Luiz.

Em todo o país foram criadas 644 mil vagas de emprego formal no ano passado elevando o estoque para 39 milhões. Esse número representa 21,63% a mais que o registrado em 2018, que contava com 38,4 milhões.

Todos os oitos setores da economia registraram saldo positivo no último ano. O destaque ficou com o setor de serviços, responsável pela geração de 382,5 mil postos. No comércio, foram 145,4 mil novas vagas e na construção civil, 71,1 mil. O menor desempenho foi o da administração pública, com 822 novas vagas.

Em relação aos demais municípios de Mato Grosso do Sul o desempenho de Dourados chama a atenção. Campo Grande por exemplo, que aparece em segundo lugar, apresentou um saldo positivo de apenas 1.657 empregos com carteira assinada.

Os números divulgados pelo Caged em relação a Dourados foram comemorados pela prefeita Délia Razuk.  Segundo ela, apesar da crise que ainda afeta o país, isso deve ser entendido como um gesto de confiança dos empreendedores. “Dourados é uma cidade de grande potencial e que continua despertando o interesse do setor empresarial. Isso, acaba refletindo diretamente na abertura de novos postos de trabalho”, afirma Délia.