Produtores de finalizaram a 2019/2020 do algodão, com 85% da produção já comercializada. O total de área plantada nesta safra foi de 31.640 hectares, de acordo com os dados levantados pela equipe técnica da Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão).

O volume de algodão em pluma nesta safra totalizou 57.255 toneladas e cerca de 85,5% já está comercializado, sendo 28.787 toneladas destinados à exportação, que equivale a 50,3% do volume da safra.

Nessa safra os problemas climáticos e de manejo da cultura dificultaram o incremento de produtividade. O algodão de segunda época ficou com uma média de produtividade 237,4 arrobas por hectare. enquanto o algodão de 1ª época encerrou com uma média de 309 arrobas por hectare.

“O clima favorável durante a do algodão neste ano agrícola (2019/2020) proporcionou fibras de ótima qualidade, dentro dos padrões de exportação e para o mercado interno. A expectativa é de que, na safra seguinte, consigamos manter a qualidade, ainda que com uma safra brasileira menor”, sinaliza o diretor executivo da Ampasul, Adão Hoffmann.

Finalizada a colheita, a Associação alerta os produtores rurais para o vazio sanitário. Na região norte/nordeste do estado, inicia em 15 de setembro e se estende até 30 de novembro.