Pular para o conteúdo
Economia

Cota zero: Governo cita preservação e empresários temem prejuízo na economia

Um grupo de empresários participou de reunião nesta quarta-feira (30) com o secretario Jaime Verruck, da Semagro (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para discutir questões sobre a cota zero, projeto que proibirá a pesca amadora nos rios do Estado. Com o decreto os peixes pescados deverão ser todos […]
Arquivo -

Um grupo de empresários participou de reunião nesta quarta-feira (30) com o secretario Jaime Verruck, da Semagro (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para discutir questões sobre a cota zero, projeto que proibirá a pesca amadora nos rios do Estado. Com o decreto os peixes pescados deverão ser todos devolvidos ao rio e não poderá mais ser levados pelos pescadores amadores.

O secretário disse que, durante o debate, uma nova reunião acabou sendo marcada para a próxima segunda-feira (4), onde apenas representantes dos empresários do ramo deverão participar.

Segundo Verruck, uma das primeiras questões na reunião foi acalmar os empresários, explicando que a lei ainda não entrará em vigor a partir do dia 1º de feveiro, como haviam pensado, e que muitos detalhes ainda serão apresentados.

“Nossa preocupação é fazer uma recuperação dos recursos pesqueiros do Mato Grosso do Sul. O que tivemos aqui hoje, foi receber várias sugestões, como tamanho dos peixes permitidos [para pescar e levar], fiscalização e educação ambiental”, disse.

Uma das reivindicações dos empresários foi pedir maior fiscalização nas cachoeiras do Estado, pois segundo eles, pescadores praticam pesca ilegal e em grande quantidade em quedas d’água. Outra questão que deverá ser debatida na próxima reunião é a educação ambiental dos pescadores amadores.

“Para estabelecer cota zero, tem uma série de orientações sobre os apetrechos da pesca para não causar morte do peixe, porque não adianta nada pescar e soltar, mas o peixe morrer”, afirmou Verruck.

Medo de prejuízo

Se por um lado o Governo quer preservar os cardumes, por outro, os empresários afirmam que a quantidade de peixes levados pelos pescadores amadores nos pesqueiros é insignificante quando comparados às pescas ilegais nos rios de MS.

Representante do grupo, José Carlos Oliveira, disse que a decisão do governo pode ser equivoca e que pode prejudicar o turismo em Mato Grosso do Sul. “A reunião hoje foi muito produtiva porque a gente pode dar várias ideias e colocamos nossas reivindicações, porque vivemos no campo e sabemos a realidade do ramo”, disse a reportagem.

O empresário que atende pescadores amadores contou que, em 2015 uma decisão parecida foi estabelecida e logo depois, o governo voltou atrás. “É melhor o Governo ouvir a gente agora do que tomar uma medida e depois de alguns meses, voltar atrás”, contou.

O bloqueio feito por pescadores no Rio Paraguai no início da noite desta terça-feira (29) terminou na manhã desta quarta-feira (30). Conforme Vagner Amaral de Andrade, empresário que vende iscas na cidade, os empresários entendem a preocupação do Estado em querer preservar o meio ambiente, mas essa pode ser uma decisão que prejudicará a renda de muitas pessoas.

“Pelo menos 70% da economia de vem do turismo. Tinha uma pousada, por exemplo, que tinha agendado 6 grupos para virem pescar, mas depois dessa notícia, 5 cancelaram e apenas um vai vir”, contou Vagner.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Historiadores lançam livros que documentam o coronelismo e disputa por terras em Mato Grosso do Sul

Bebê com problema respiratório e sequelas de entubação espera cirurgia há dois meses

Lesão indica que ‘Jorginho’ estava vivo no momento em que foi atacado por onça no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Morto em confronto com a PM acumulava quase 30 passagens pela polícia

Últimas Notícias

Brasil

Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF 

O pedido de afastamento foi feito pela deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil/RJ)

Sem Categoria

PRF apreende cocaína escondida nos tênis em Terenos

Todos de nacionalidade boliviana, disseram terem pego a droga em Corumbá

Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Essa foi a sexta alta seguida da Selic

Le Blog Maria Antonia

Enquanto o Met Gala brilha, o Pet Gala encanta com estilo animal em NY

A primeira segunda-feira de maio pode até pertencer à maior noite da moda, mas a poucos quilômetros do Met Gala, alguns dos amigos mais peludos de Nova York também estavam desfilando seus próprios looks. Apresentamos o Pet Gala — um evento anual de adoção organizado pelo NYU Faculty Housing Happenings. Enquanto a elite da moda … Continued