Crédito bancário estará disponível no dia 15

A abriu consulta ao segundo lote residual de restituição do 2017 (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física). Em Mato Grosso do Sul, 1.434 contribuintes serão contemplados. O valor total é de R$ 2.493.712,38.

O lote contempla restituições residuais dos exercícios de 2009 a 2017 e o crédito estará disponível nos bancos a partir de 15 de fevereiro. Os valores serão corrigidos pela Selic, a taxa básica de juros da economia. Em todo o Brasil, a Receita Federal irá restituir este mês mais de R$ 210 milhões para 102.361 contribuintes.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.