Caixa não confirma, mas critério deve ser data de nascimento

A Caixa Econômica Federal – gestora do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – irá divulgar o calendário para saque das contas inativas ainda na primeira quinzena deste mês. O banco explicou, por meio da assessoria de imprensa, que o calendário ainda não está ‘completamento finalizado’ e por isso, ainda não houve divulgação. Como já tinha sinalizado o governo federal, à partir de março as pessoas poderão sacar os valores.

O critério que irá selecionar a ordem da retirada deve ser a data de nascimento. A Caixa não confirma o critério, mas declarou que ‘provavelmente, será o aniversário’. Se confirmado, quem nasceu em março poderá retirar os valores já no próximo mês. Outra possibilidade é que algumas datas sejam ‘agrupadas’, já que o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou que os trabalhadores poderão sacar os recursos no período de 13 de março até 14 de julho.

A medida foi anunciada pelo governo de Michel Temer (PMDB) e compõe outros incentivos para aquecer a economia interna, já que 2016 foi marcado pela recessão econômica e pelo endividamento das famílias brasileiras. O governo federal estima que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores podem sacar o dinheiro. O valor pode alcançar pouco mais de R$ 40 bilhões.

Entenda quem pode e como acessar as contas

As contas inativas são aquelas ligadas à empregos em que as pessoas não tenham recebido os depósitos do empregador, por extinção ou rescisão do contrato de trabalho. A regra irá valer para todos que tenham contas inativas com contrato encerrado até 31/12/2015.

Se você tem contas inativas, há um aplicativo que pode ser acessado na internet. Para consultar, é só ter em mãos o Cartão do Cidadão, emitido nas agências da Caixa Econômica Federal, e uma senha, que é cadastrada no próprio site da o banco.

Para solicitar o Cartão do Cidadão, dirija-se à agência da CAIXA mais próxima de você ou informe-se por meio do telefone 0800-726-0207, tendo em mão o número do NIS para que o atendimento seja mais rápido. A CAIXA também dispõe de um aplicativo de celular para consulta do FGTS (clique AQUI). O governo ainda não detalhou como vai ser a retirada dos valores das contas inativas, que ainda precisará de aprovação do Conselho Curador do Fundo.