Pular para o conteúdo
Economia

Redução no financiamento de imóveis usados deve impactar a venda de novos

Caixa fixou em até 50% do valor do imóvel
Arquivo -

Caixa fixou em até 50% do valor do imóvel

A redução do limite de financiamento de usados para até 50% do valor do imóvel deve impactar o mercado imobiliário como um todo, afetando também o comércio de imóveis novos. É a análise feita por entidades ligadas ao setor, após a medida anunciada pela Caixa Econômica e começou a valer nesta segunda-feira (25).

A diferença de porcentagem de financiamento do imóvel – que era de 60% ou 70%, dependendo da linha de crédito utilizada – acaba representando um valor alto para quem quer comprar um usado. “Com 50% ficou praticamente inviável a aquisição de imóveis usados. Dificilmente alguém vai ter R$ 80.000,00 a R$ 90.000,00 para dar de entrada. É uma restrição que vai comprometer o mercado imobiliário”, afirma Delso José de Souza, presidente do Creci-MS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul).

Redução no financiamento de imóveis usados deve impactar a venda de novos

Tanto Delso, quanto Marcos Augusto afirmam que a decisão tomada pelo Governo Federal vai impactar o mercado imobiliário como um todo. “Quando alguém vende um imóvel usado, vende pra adquirir outro – novo ou melhor. Com essa restrição, mudam-se os planos”, declara o presidente do Creci. Marcos Augusto concorda, fazendo a comparação do setor imobiliário com o mercado de automóveis. “As pessoas vendem o usado para comprar o novo”, diz o presidente do Secovi.

Financiamento no setor privado

Segundo Marcos Augusto, a Caixa Econômica representa de 70% a 80% do financiamento imobiliário. Entretanto as instituições financeiras privadas podem aproveitar o momento. “Outros bancos não tomaram essa medida e isso pode acirrar a concorrência. Quem precisa de financiamento pode ir para o particular ou para o Banco do ”, sugere ele. A opinião de Delso está em consonância. “A esperança é que os bancos privados entrem nesse nicho de mercado que a Caixa está abandonando. Se entrarem vão abocanhar uma boa fatia do mercado”, alerta.

Redução temporária

Um olhar diferente e otimista é o da presidente do Sindimóveis-MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) Marta Recalde Lino. Segundo ela a redução aplicada pela Caixa Econômica é sazonal. “Todo ano isso acontece quando tem pouca verba. Reduzem para 50% e, a partir do momento quando tiver mais verba, volta ao normal. Normalmente quem vai comprar e precisa de financiamento tem que aguardar”, afirma.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa