Pular para o conteúdo
Economia

Balança comercial do trimestre aponta que ‘Carne Fraca’ ainda não afetou exportações

Superávit foi menor que em 2016
Arquivo -

Superávit foi menor que em 2016

A exportação de carne não sofreu impacto, mesmo com a repercussão da Operação Carne Fraca deflagrada em meados de março, é o que aponta relatório emitido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Entretanto, conforme a Carta de Conjuntura do Setor Externo, elaborada pelo órgão, o superávit na do Estado com o exterior no primeiro trimestre de 2017, que chegou a cerca de US$ 610 milhões, ficou aquém do registrado no mesmo período do ano passado, que foi de US$ 667 milhões.

Os dados da carta mostram que a exportação de produtos de carne no primeiro trimestre de 2017 foi superior que o registrado no mesmo período do ano passado, mantendo os principais mercados de exportação. As operações de “Abate e preparação de produtos de carne” cresceram 9,01% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Já a de “Carne de aves fresca, refrigerada ou congelada” aumentaram 31,22% de janeiro a março deste ano, na comparação com o os três primeiros meses de 2016.

Segundo análise do titular da Semagro, Jaime Verruck, os números não livram o estado de impactos, pois foram observados reflexos internos. “Isto não significa que a Operação Carne Fraca não teve impacto nas atividades internas. O que se observou foi a redução dos abates e férias coletivas. Esperamos que com esses dados tenhamos o retorno das atividades das indústrias do Estado”, comenta.

Desde que foram anunciados por diversos países e blocos as suspensões das importações da carne brasileira, em virtude das divulgações da Operação Carne Fraca, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário da Semagro, Jaime Verruck têm dialogado com governo federal e agido em conjunto com o setor produtivo no sentido de reforçar a qualidade da carne brasileira e assegurar a manutenção de mercados importantes que foram conquistados com ações de vigilância e investimento em tecnologia e inovação. “Não houve impacto, mas a batalha continua para recuperar a imagem da carne brasileira, tanto no mercado interno quanto no externo”, finaliza o secretário Jaime Verruck.

O destaque nas exportações dos três primeiros meses do ano é a soja em grão, com 32,27% do total exportado em termos do valor, e com aumento de 13,83% em relação ao mesmo período no ano passado. Em relação ao volume tivemos aumento de 0,4%.

O segundo lugar foi ocupado por Celulose e outras pastas para fabricação de papel, com 20,99% de participação, com diminuição em termos de valor de 20,78% em relação a janeiro-março 2016. Em termos de volume, houve queda de 11,04% comparado a janeiro-março de 2016.

O grande responsável pela redução do superávit do primeiro trimestre de 2017 em relação aos meses de janeiro a março do ano anterior foi o “Óleo de soja em bruto e tortas, bagaços e
farelo de soja”, com redução de 84% no volume exportado. Em seguida vem o item “Preparação do couro e fabricação de artefatos – exclusive calçados”, mostrando diminuição de 44%. 

Para ter acesso a todos os dados da Carta de Conjuntura do Setor Externo, consulte o site da Semagro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Funsat

Programe-se: semana começa com 2,5 mil vagas de emprego na Funsat

Últimas Notícias

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição

Cotidiano

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Ação será realizada pelo projeto social Tocar a Fúria do Tigre