Dados foram divulgados nesta terça pelo IBGE

 

O volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul segue trajetória de recuo neste ano. Em junho, a taxa apresentou variação negativa de 0,6% em relação ao mês anterior, segundo dados disponibilizados nesta terça-feira (09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa teve recuo ainda maior quando comparado ao mesmo período do ano passado, registrando uma queda de 6,3% no volume de vendas do Estado.

Vendas do varejo recuam 0,6% em MS durante junhoNo Brasil, o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,1% em volume de vendas e de 0,9% para receita nominal. Com esses resultados, a média móvel trimestral para o volume de vendas, em trajetória descendente desde dezembro de 2014, mostrou variação de -0,2%, enquanto permanece no campo positivo (0,6%) para a receita nominal. O acumulado nos últimos 12 meses também registrou a maior queda da série histórica (-6,7%).

Para o comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), a queda em relação a maio de 2016 foi de 0,2% tanto para o volume quanto para a receita nominal de vendas.

Segmentos

Na comparação com junho de 2015, o volume de vendas do comércio varejista recuou 5,3%, alcançando todas as atividades pesquisadas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,9%), móveis e eletrodomésticos (-9,7%);combustíveis e lubrificantes (-8,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%). Essas atividades respondem por mais de 80% da taxa global.

As demais atividades em quedas foram: tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-18,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria(-2,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria, com recuo de 18,3%.