Volume subiu 0,1% de abril para maio

 

As vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul fecharam o mês de maio com uma leve alta de 0,1% na comparação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado deixou o Estado na 4ª melhor posição no ranking nacional.

O volume de vendas no comércio do Estado registra queda de 6,6% comparado a maio do ano passado. No acumulado do ano, a taxa é de uma retração de 6%.

Já a receita subiu 3,3% em maio e 4,3% no acumulado do ano.

Brasil

Em maio de 2016, as vendas no varejo nacional recuaram 1,0% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior. Nesta mesma comparação, a variação da receita nominal permaneceu praticamente estável (-0,1%), evidenciando uma compensação pela elevação de preços em curso.

A queda no volume das vendas no varejo, na passagem de abril para maio (-1,0%), na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por seis das oito atividades que compõem o comércio varejista, com destaque para os recuos em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-1,3%). Outras contribuições negativas relevantes, em maio de 2016, foram observadas nos segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,8%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e, com menor impacto, o recuo nas vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%).